No rastro das intensas chuvas do último final de semana, o bairro Bauxita, em Ouro Preto, enfrentou os efeitos colaterais naturais, com a queda de uma árvore de grande porte na Rua Benedito Xavier, próxima ao Parquinho da Cojan. A rápida resposta das autoridades locais envolveu o Corpo de Bombeiros, acionado pela Defesa Civil vinculada à Secretaria de Segurança e Trânsito, e pela Secretaria de Meio Ambiente.
Equipados com o material apropriado, os bombeiros realizaram uma operação bem-sucedida para a remoção segura da árvore, minimizando os riscos para a comunidade local.
Leia também:
- UFOP retifica concurso público com 37 vagas
- IFMG – Campus Ouro Preto – realiza seleção de colaborador externo
A situação ressalta uma questão crítica no plantio de árvores na região, especialmente as árvores araucárias, que foram inicialmente plantadas de maneira inadequada em manilhas, limitando o desenvolvimento das raízes. Essa prática, comum nas décadas de 70 e 80, tem contribuído para incidentes como este, onde a árvore não resistiu às condições climáticas adversas.
A Secretaria de Meio Ambiente está atualmente avaliando a possibilidade de repor espécies no local afetado. Além disso, destaca a importância de procurar orientação na secretaria antes de realizar o plantio de árvores, visando prevenir futuros incidentes semelhantes.
Para obter mais informações e orientações, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível no seguinte endereço: Praça Américo Lopes, 109 – Bairro Pilar.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.