Paixão e tradição: Campeonato Amador de Ouro Preto começa neste final de semana

O Campeonato Amador de Ouro Preto, um dos mais disputados da região, começa neste domingo (01). Este ano, 13 equipes competem pelo cobiçado título que coroa a melhor equipe de futebol da cidade. A segunda divisão terá início no dia 15 de setembro.

O torneio da antiga Vila Rica é recheado de atletas de outras cidades da região e de acordo com o próprio presidente da Liga Esportiva Ouropretana (LEO) Ronaldo José da Silva, pode ser considerado “um campeonato de integração regional”. Grande parte dos distritos são contemplados com representantes tanto na primeira como na segunda divisão. E os times mais tradicionais da sede também marcam presença.

AS REGRAS DO CAMPEONATO AMADOR DE OURO PRETO

ATUALIZAÇÃO – 29/08 – 8H25

O Santarritense desistiu de participar da competição. Portanto, serão 13 equipes. O grupo A terá seis times disputando e todos folgarão no final de semana em que enfrentariam o time de Santa Rita. Em relação ao rebaixamento, a equipe desistente já caiu, sobrando uma vaga para outro descenso.

No formato tradicional do torneio, haverá dois grupos, que se enfrentarão em turno único. As quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. Tanto as quartas de final quanto as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, enquanto a grande final será realizada em jogo único, no Caldeirão da Barra.

Confira as duas chaves do Campeonato Amador de Ouro Preto:

Chave AChave B
CamarõesNacional
Rosário
ItacolomiVila Nova
PenharolAlumina
Rodrigo SilvaCruzeiro
GuaraniSantanense
Treze de MaioTrovão A.

Ao jornal Geraes, Ronaldo explica que por ser esse campeonato de grande relevância na região, a decisão da LEO foi não colocar limites de jogadores “estrangeiros”, ou seja, atletas de outras cidades.

“Hoje, não temos limite de jogadores de fora. Além disso, nosso campeonato é federado. A Liga Esportiva Ouro-Pretana participa da Federação Mineira de Futebol, tanto que o Peñarol está disputando a final do Campeonato Mineiro Amador. Portanto, o nosso campeonato não impõe limites para jogadores de outras localidades”, disse Ronaldo.

O grande campeão Peñarol defende seu título, enquanto as outras equipes se preparam para buscar a equipe que representa a cidade no maior torneio amador do estado. Para isso, cada equipe recebe um cachê fixo de R$ 6.000 da liga, com premiações para cada fase avançada, no modelo Copa do Brasil.

Leia também:

À medida que os times avançam nas fases do campeonato (quartas de final, semifinal), a premiação aumenta. Este ano, foi decidido que as premiações adicionais serão limitadas apenas aos times que chegarem à final do campeonato. Portanto, apenas os finalistas terão direito a uma premiação extra, além do cachê fixo e dos valores recebidos por avançar nas fases anteriores.

Quanto à remuneração aos clubes, Ronaldo entende que o prêmio poderia ser maior, contudo, as equipes entenderam a realidade de Liga. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Ouro Preto e da iniciativa privada.

Em relação à premiação, buscamos patrocínios para agregar mais valor. Hoje, nossa premiação, em termos de valores, ainda deixa a desejar. Temos consciência disso, e gostaríamos de oferecer prêmios maiores. Contamos muito com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, pois sem ele, com certeza, não conseguiríamos realizar o campeonato. Além disso, contamos com recursos da iniciativa privada“, disse Ronaldo ao Geraes.

A final do ano passado colocou frente a frente dois dos times com mais destaque nos últimos anos do futebol ouropretano. Peñarol e Nacional fizeram um jogo de alto nível, com o Tigre do Morro Santana sagrando-se o grande vencedor, impedindo o bi da equipe de Antônio Pereira.

PARA ALÉM DO FUTEBOL, UM TORNEIO QUE AGREGA PARA A CIDADE

Ronaldo fez questão ainda de destacar que o Campeonato Amador de Ouro Preto é um importante gerador de valor para a cidade. Ele entende que toda essa expectativa para o início da bola rolando, pode ser convertido em gramados recheados de torcedores. Segundo ele, isso gera senso de comunidade, além de contribuir para a economia de Ouro Preto.

“O Campeonato de Ouro Preto vai muito além do futebol, além da paixão; ele é, como sabemos, um meio de vida para muitas pessoas. Há quem viva do dinheiro gerado pelo futebol durante o ano. Então, o campeonato hoje é mais do que apenas esporte; ele é, como se diz, um meio de sustento para muita gente.”

Em Ouro Preto, o futebol é levado à sério. Foto: Igor Varejano.

Os primeiros jogos do Amador acontecem às 9h da manhã, no Campo da Barra e no campo do Aluminas. Confira abaixo a tabela da primeira rodada:

Aqui está a tabela sem a coluna de número:

ChaveHoraConfrontoLocal
A09:00Guarani vs. SantarritenseBarra
B09:00Cruzeiro vs. AluminaC. Aluminas
A10:00Rodrigo Silva vs. ItacolomiRodrigo Silva
B11:00Vila Nova vs. SantanenseC. Aluminas
A11:00Treze de Maio vs. CamarõesBarra
B13:00Rosário vs. Trovão A.Barra

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Paixão e tradição: Campeonato Amador de Ouro Preto começa neste final de semana”

  1. […] saída repentina da tradicional equipe surge na semana do início da competição. No domingo, os times se preparam para mais uma temporada de primeira divisão em Ouro Preto, com jogos na Barra, Aluminas e Rodrigo […]

Leave a Comment