15 estados e o Distrito Federal estão em Alerta Laranja de perigo de baixa umidade. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os estados afetados são Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que o limite ideal da umidade relativa do ar é de 60%, nos estados onde foi declarado o Alerta Laranja, a umidade relativa não deve passar dos 20%, o que agrava os riscos à saúde e de incêndios florestais.
Leia também:
- Homens são presos com pés de maconha e armas em Mariana
- “Causos de Brasêro” de Marcelino Ramos no Sesc Palladium
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alertou que Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado são as áreas mais afetadas pela baixa umidade.
O portal Drauzio Varella destaque que este cenário de baixa umidade, dificulta a dispersão de gases poluentes, e pode provocar ressecamento das mucosas, deixando as pessoas mais vulneráveis a crises de asma e infecções virais e bacterianas. A desidratação deixa o sangue mais denso o que pode levar a problemas oculares e alergias.
Confira alguns cuidados para a saúde:
- Mantenha-se hidratado
- Dê preferência a frutas ricas em líquidos na alimentação
- Aplique soro fisiológico no nariz e olhos para combater o ressecamento
- Hidrate a pele depois do banho e na hora de deixar, pelo menos
- Use chapéus e óculos escuros, além do protetor solar
- Mantenha o ambiente umido com recipiente com água ou umidificadores
- Mantenha a casa limpa e arejada
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.