Fisiculturista de Mariana disputa campeonato na Argentina

Fisiculturista de Mariana disputa campeonato na Argentina

A fisiculturista Ingrid Constantino, moradora de Mariana, disputa neste final de semana o Mr Olympia South América, realizado na Argentina. Além dos desafios de competição, ela também é uma vencedora na luta contra a esclerose múltipla. Caso vença a sua categoria, a atleta pode disputar o Pro Card, qualificação que lhe entrega a possibilidade de competir em eventos profissionais de prestígio em todo o mundo.

O jornal Geraes acompanha a trajetória de Ingrid desde sua primeira competição, realizada em março deste ano. A atleta que em sua estreia nos palcos de fisiculturismo sequer havia viajado de avião, agora busca alcançar o seu auge em um evento internacional. E muito bem acompanhada.

Engraçado como as coisas são, né? Até outro dia estávamos conversando, e em março eu competi pela primeira vez. Eu nunca tinha nem viajado de avião, e agora estou aqui na Argentina. Estou muito feliz, nem caiu a ficha ainda. Desta vez, minha mãe veio comigo, então poder proporcionar essa experiência para ela, tê-la ao meu lado, é muito gostoso. Ver o orgulho que ela sente, toda feliz, é algo que me toca muito“, disse Ingrid ao Geraes.

O fisiculturismo é um basicamente um esporte/concurso, que premia os atletas dentro de categorias específicas. No caso da aleta de Mariana, ela disputa como “Bikini”. Essa modalidade pede mulheres sem muitos músculos superiores, com grande definição e linhas femininas mantidas.

A PREPRAÇÃO PARA A COMPETIÇÃO NA ARGENTINA

A competição disputada por Ingrid acontece em Rosário, uma importante cidade portuária do país vizinho. Os atletas começam a subir no palco amanhã (14), a partir das 15h. Contudo, os preparativos para uma competição de fisiculturismo começa com muita antecedência.

Ingrid confidenciou ao jornal Geraes que nesta jornada de preparação foi excepcionalmente intensa, com muitos desafios emocionais e financeiros. O principal ponto que a afetou foi a questão mental. Mesmo bem preparada fisicamente, quando o psicológico não responde, o corpo não consegue render no mais alto nível. Além disso, o investimento que demanda uma viagem deste porte também trouxe preocupação.

“Essa preparação foi bem puxada, mas acredito que foi mais no sentido emocional. Quando não estamos bem emocionalmente, o físico não responde, então acaba sendo complicado. Fiquei um pouco preocupada com como eu iria conseguir pagar todos os custos do campeonato, porque entrei com uma solicitação na prefeitura, mas é um processo burocrático, bem difícil.”, disse Ingrid ao Geraes.

Mesmo com essa realidade, Constantino afirma que conseguiu sentir os efeitos positivos da preparação, que foi bem puxada. Após receber o apoio da empresa 3T, ela superou a preocupação com o dinheiro e focou apenas no bom desempenho nos treinos e dieta.

E ai que as coisas realmente se mostraram “puxadas”. Por conta da característica da sua categoria, que pede cintura fina e baixíssimo percentual de gordura, é preciso treinar pesado e comer muito pouco. Ao Geraes, ela destacou revelou detalhes de sua dieta rigorosa, como ter ficado sem carboidratos por três semanas, comendo apenas tilápia, milho e legumes, além de um regime de hidratação intenso, chegando a beber 11 litros de água em um único dia.

Nos últimos dias, a dieta muda completamente. De 11 litros de líquido, ela passa para apenas dois, diminuindo ainda mais até o momento de subir. O objetivo é eliminar o excesso de água do corpo, tornando a definição muscular mais visível.

Ela também falou sobre a “carga de carboidratos”, que é quando, após um período de dieta com poucos carboidratos, o atleta começa a reintroduzi-los para aumentar o volume dos músculos e melhorar a aparência no palco. Nesse momento, Ingrid começou a consumir refeições mais completas, como arroz com tilápia e bolachinhas de arroz com geleia, o que ajuda a “encher” os músculos e dar uma aparência mais firme e definida.

Ainda sim, com todos os percalços, ela se mostra grata pelo momento que vive e pela oportunidade de chegar nessa posição, de disputar um cartão profissional em uma competição internacional:

É uma experiência incrível estar indo para outro país, competindo em um dos maiores campeonatos do mundo, representando o Brasil e o meu time. Se Deus quiser, consigo levar esse troféu para casa. Seja o que Deus quiser, o trabalho foi feito, agora é só apresentar e dar o meu melhor lá. Estou muito feliz e muito grata, de verdade“, finalizou a atleta.

Ingrid deve subir para as prévias a partir das 15h deste sábado (14).

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment