O bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, é destaque da exposição “Caminhos Vivos: Vivências criativas no BSA”, que começa hoje (02) no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da UFOP em Mariana.
O local, berço da cidade de Mariana, foi onde os primeiros mineradores encontraram pepitas de ouro, dando origem à instalação da Vila do Ribeirão do Carmo, que se tornaria Mariana. A exposição de Bruno Miné explora a história e a identidade cultural dessa região através de rascunhos, pinturas, objetos coletados e murais criados desde 2018.
“Caminhos Vivos” propõe um diálogo entre o passado e o presente, refletindo a transformação do bairro Prainha de primeiro assentamento colonial para um vibrante e típico espaço urbano brasileiro. As obras de Bruno Miné surgem de suas vivências e andanças pelo bairro, capturando suas nuances e possibilitando novas formas de expressão artística.
O evento de abertura, que inclui um café, está marcado para as 18h no hall do ICSA e promete reunir artistas, moradores e visitantes interessados em conhecer as histórias e riquezas culturais do bairro.
A exposição estará disponível durante o mês de outubro, permitindo que o público explore a conexão entre o bairro e a arte que ele inspira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.