Audiência pública nesta quinta (10) debaterá expansão da mineração em Congonhas

Audiência pública nesta quinta (10) debaterá expansão da mineração em Congonhas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (10), em Congonhas. O ato debaterá a expansão da mineração de ferro no complexo Casa de Pedra, operado pela CSN.

O autor da audiência é o deputado estadual Leleco Pimentel (PT). O evento começará às 18h, na Escola Municipal Santa Quitéria, na rua Padre Pedro Fernandes, número 45, bairro de Santa Quitéria.

Haverá transmissão ao vivo através do canal do Youtube de Assembleia Legislativa: @assembleiamg.

Leia também:

Anderson Cabido é eleito prefeito de Congonhas pela terceira vez

Objetivo da audiência pública em Congonhas

A audiência discutirá riscos e impactos da expansão da mineração de ferro no complexo Casa de Pedra, em Congonhas. Para o deputado Leleco Pimentel, a possibilidade significa uma ameaça à região.

Em julho, um decreto do Governo de Minas Gerais, numerado 496/2024, autorizou a desapropriação de terrenos necessários para ampliação da mineração em Congonhas, através da expansão da Mina Casa de Pedra.

Em setembro, a ALMG realizou uma outra audiência para debater impactos sociais e ambientais da expansão das atividades da mina Casa de Pedra, após denúncias de moradores e ambientalistas da cidade.

Foi uma realização da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, solicitada pela Deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Mina Casa de Pedra

Segundo a ALMG, cerca de 20 mil pessoas que vivem próximas ao local poderiam ser afetadas em caso de rompimento da barragem.

Cinco mil pessoas residem abaixo do empreendimento, nos bairros Cristo Rei, Eldorado, Residencial Gualter Monteiro e Gran Park.

A CSN é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil. A mina Casa de Pedra é a maior da América Latina em zona urbana.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment