O Centro Cultural Padre Francisco Xavier, em Itabirito, recebeu ontem (03) a exposição comemorativa aos 280 anos da Arquidiocese de Mariana, que retrata a riqueza histórico-cultural a partir da primeira igreja particular de Minas Gerais. A mostra é uma iniciativa promovida pela Arquidiocese, com a colaboração da Faculdade Dom Luciano e apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo e poderá ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo, de 9h às 17h e nos dias 9, 10, 15, 16 e 17 a exposição pode ser visitada de 9h às 15h.
Composta por 38 painéis interativos, com QR Code, em que o visitante é redirecionado para uma página com podcasts, entrevistas, fotografias e outras informações. A exposição aborda cinco eixos temáticos: a história da Arquidiocese, os bispos e arcebispos, santos e beatos, o seminário e as instituições educacionais, além do arquivo e museus. A mostra também promove o acesso ao conhecimento acadêmico-científico e a prática de pesquisas relacionadas à arte sacra (arquitetura, música, iconografia e ao patrimônio material e intangível mineiro).
“Itabirito é uma das cidades a receber esta exposição itinerante que nos remete ao resgaste de história e cultura com base na criação da arquidiocese de Mariana. Essa viagem cultural nos remete à importância de preservarmos essa rica história por meio dos relatos e do conhecimento acerca de um passado que precisa ser mais conhecido”, destaca a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Melillo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.