Entre os dias 21 e 24 de novembro, o Coral Canarinhos de Itabirito realiza sua primeira turnê artística e cultural na cidade de São Paulo. O grupo, que já se apresentou em diversas regiões do Brasil, terá uma programação especial com apresentações gratuitas e visitas a pontos culturais importantes da capital paulista.
A turnê, intitulada “Passaredo”, celebra os 51 anos da instituição e traz um repertório diversificado que combina músicas nacionais e internacionais. As apresentações prometem emocionar o público ao unir temas do universo sagrado, da cultura brasileira e do canto coral. Segundo o maestro e diretor artístico Éric Lana, a escolha de São Paulo como destino reforça o caráter cultural do projeto.
“Esperamos que esta turnê proporcione um intercâmbio cultural enriquecedor, tanto para os coralistas, que terão contato direto com a cena cultural paulista, quanto para o público, que poderá conhecer a tradição do nosso trabalho coral em Minas Gerais”, destaca o maestro.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Câmera registra assalto à mão armada em Itabirito; veja
Destaques da programação
Um dos momentos mais esperados da turnê será na sexta-feira, 22 de novembro, data dedicada a Santa Cecília, padroeira dos músicos. Neste dia, os Canarinhos farão apresentações na Catedral Metropolitana da Sé, à tarde, e na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, à noite.
Além das apresentações, os jovens cantores terão a oportunidade de explorar a rica cena cultural de São Paulo, consolidando a missão do Coral de proporcionar experiências transformadoras por meio da música.
Uma vivência única para os coralistas
O projeto, que oferece educação musical gratuita para crianças e adolescentes, também tem um impacto direto no desenvolvimento pessoal dos participantes. Marianne Muniz, 15 anos, compartilha sua expectativa:
“Vamos conhecer novos lugares, fortalecer vínculos, além de poder mostrar o nosso trabalho para mais pessoas, gerando mais oportunidades para o nosso coral”.
Para os pais, a turnê representa um marco importante. Claudiane Moreira, mãe do coralista Murilo, de 11 anos, celebra o momento:
“Será uma oportunidade de consolidar autonomia, responsabilidade, e vivenciar a história e cultura de outra cidade”.
Patrocínio e próximos passos
A turnê é realizada com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da empresa Gerdau. Faz parte de um projeto de circulação do Coral, que inclui apresentações gratuitas em mais três cidades brasileiras.
Mais informações sobre a programação e os projetos do Coral Canarinhos de Itabirito estão disponíveis no site www.canarinhosdeitabirito.org.br.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.