Prefeitura de Mariana cria ‘Comissão de Monitoramento em Violência’ para eventos na cidade

Prefeitura de Mariana cria 'Comissão de Monitoramento em Violência' para eventos na cidade

Através de um decreto publicado na última sexta-feira (06), o prefeito de Mariana Celso Cota (PSDB) criou uma comissão especializada em analisar as propostas de eventos na Primaz de Minas. Segundo o documento, os interessados em realizar um evento, precisa abrir um processo na Prefeitura com 30 dias de antecedência, que passará pelo crivo desta comissão. A intenção é ” preservar os valores históricos, culturais e ambientais do município, e
garantir a segurança e o bem-estar da população e dos visitantes”.

A proposta será submetida à análise da Comissão Municipal de Monitoramento da Violência em Eventos Culturais – COMMOVEC, que conta com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Juizado da Vara da Infância e Juventude, Secretaria de Cultura e Turismo, Iphan, e outros representantes das áreas de patrimônio, saúde e meio ambiente.

Eventos religiosos, culturais (como shows e feiras), esportivos, cívicos, gastronômicos e outros podem ser realizados, desde que respeitem as regras do decreto.

Leia também:

Regras para proteção e segurança nos eventos em Mariana

O decreto estabelece critérios rigorosos para eventos, com foco na proteção do patrimônio histórico e na segurança dos participantes:

  • Centro Histórico: eventos realizados nessa área necessitam de autorização especial para proteger bens tombados.
  • Sistemas de som e estruturas: o uso de palcos e sistemas de som deve respeitar limites de tamanho e emissão de ruídos.
  • Comercialização: é proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e o uso de espetos de bambu, para prevenir acidentes.
  • Horários: eventos devem encerrar até meia-noite, salvo exceções autorizadas pela Prefeitura.
  • Segurança alimentar: barracas com botijões de gás só são permitidas mediante normas de distanciamento e presença de extintores. Food trucks também devem atender às exigências de segurança e licenciamento.

Fiscalização intensificada

A fiscalização será realizada por equipes da Prefeitura e outros órgãos participantes da comissão, com o objetivo de garantir o cumprimento de todas as normas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment