Através de um decreto publicado na última sexta-feira (06), o prefeito de Mariana Celso Cota (PSDB) criou uma comissão especializada em analisar as propostas de eventos na Primaz de Minas. Segundo o documento, os interessados em realizar um evento, precisa abrir um processo na Prefeitura com 30 dias de antecedência, que passará pelo crivo desta comissão. A intenção é ” preservar os valores históricos, culturais e ambientais do município, e
garantir a segurança e o bem-estar da população e dos visitantes”.
A proposta será submetida à análise da Comissão Municipal de Monitoramento da Violência em Eventos Culturais – COMMOVEC, que conta com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Juizado da Vara da Infância e Juventude, Secretaria de Cultura e Turismo, Iphan, e outros representantes das áreas de patrimônio, saúde e meio ambiente.
Eventos religiosos, culturais (como shows e feiras), esportivos, cívicos, gastronômicos e outros podem ser realizados, desde que respeitem as regras do decreto.
Leia também:
- Casarão do Vira Saia será restaurado e transformado em Centro Cultural em Ouro Preto
- Restaurante de Ouro Preto é eleito o melhor do interior de Minas Gerais
Regras para proteção e segurança nos eventos em Mariana
O decreto estabelece critérios rigorosos para eventos, com foco na proteção do patrimônio histórico e na segurança dos participantes:
- Centro Histórico: eventos realizados nessa área necessitam de autorização especial para proteger bens tombados.
- Sistemas de som e estruturas: o uso de palcos e sistemas de som deve respeitar limites de tamanho e emissão de ruídos.
- Comercialização: é proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e o uso de espetos de bambu, para prevenir acidentes.
- Horários: eventos devem encerrar até meia-noite, salvo exceções autorizadas pela Prefeitura.
- Segurança alimentar: barracas com botijões de gás só são permitidas mediante normas de distanciamento e presença de extintores. Food trucks também devem atender às exigências de segurança e licenciamento.
Fiscalização intensificada
A fiscalização será realizada por equipes da Prefeitura e outros órgãos participantes da comissão, com o objetivo de garantir o cumprimento de todas as normas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.