A Prefeitura de Mariana concluiu a reforma das duas capelas velório do Cemitério Santana, entregues à população nesta quinta-feira (15). A obra foi coordenada pela Secretaria de Habitação e Zeladoria da Cidade, com o objetivo de oferecer melhores condições estruturais e proporcionar acolhimento digno às famílias em momentos de luto.
As intervenções contemplaram a recuperação completa dos telhados, que apresentavam infiltrações, além da troca do piso, pintura geral e instalação de pontos de energia para carregadores de celular. Também foram revitalizados os banheiros, cozinhas internas e bancos das áreas de espera.
O prefeito Juliano Duarte ressaltou a importância da iniciativa, tanto pelo impacto prático quanto pelo valor simbólico. “As capelas foram completamente reformadas. Aqui é um local onde as famílias vão se despedir dos seus entes queridos, e queremos dar um acolhimento, um local digno de respeito, de qualidade e de conforto nesse momento difícil”, diz.
Veja imagens das capela velório do Santana após a reforma:





Leia também:
- Médico que atendia em Ouro Preto e Mariana morre em acidente na MG-129
- Servidores municipais de Ouro Preto têm os melhores direitos trabalhistas da região; veja comparação
Durante a cerimônia de entrega, o secretário municipal de Habitação e Zeladoria, Antônio de Freitas, agradeceu à administração pelo investimento em um espaço que costuma receber pouca atenção.
“O cemitério, muitas vezes, é um lugar que acabava ficando um pouco esquecido. As pessoas às vezes só vão se lembrar desse local quando chegam aqui para se despedirem em um momento triste, com o coração apertado. Hoje, estamos aqui felizes, por estar nesse momento especial desta entrega”, afirma.
De acordo com o secretário, a reforma é apenas o primeiro passo de um trabalho contínuo de valorização do espaço. Ele destacou que a proposta da gestão é manter o local sempre limpo e estruturado, independentemente de datas específicas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
