A Prefeitura de Mariana sancionou, na última quinta-feira (10), uma lei que autoriza o repasse de R$ 380 mil ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Mariana e ao Instituto Habitat. O investimento tem como objetivo fortalecer as ações de combate às queimadas durante o período de estiagem.
Em 2024, o município enfrentou uma das piores crises ambientais dos últimos anos, com mais de 180 dias sem chuvas substanciais. As queimadas afetaram a qualidade do ar, prejudicaram nascentes e comprometeram o abastecimento de água. A situação levou a Prefeitura a decretar estado de emergência por 60 dias.
Neste ano, a administração municipal busca atuar de forma preventiva. “Estamos assinando uma importante lei hoje que vai permitir à Prefeitura um repasse financeiro para o período das secas. No ano de 2024, Mariana sofreu muito com as queimadas, prejudicando a saúde pública da população, o meio ambiente e também o sistema de abastecimento de água. Este ano nós estamos nos prevenindo”, afirmou o prefeito Juliano Duarte (PSB).

Leia também:
- Mãe denuncia abuso infantil em escola de Conselheiro Lafaiete
- Engenheira denuncia caso de capacitismo durante show do Capital Inicial em Ouro Preto
Segundo o prefeito, o contrato com as instituições já foi assinado e o pagamento será feito ainda neste mês. Ele também alertou para a responsabilidade da população: “Colocar fogo é crime ambiental, mas se por ventura acontecer, o município está preparado para agir”.
O presidente do Instituto Habitat, Thiago Lage, destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo o Juliano Duarte pela iniciativa de grande importância no município, nessa preservação e essa atitude preventiva, antes mesmo da gente ter uma preocupação maior”, disse.
Na mesma linha, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Adão Severino, reforçou a importância da antecipação. “É importante dar início para fazer a prevenção antes de acontecer. Parabenizo o município em nome do prefeito e também o secretário de Meio Ambiente que teve essa iniciativa”.
A Secretaria de Meio Ambiente será responsável pela gestão dos recursos e pelo acompanhamento das ações de combate às queimadas.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
