A Prefeitura de Mariana anunciou o início do programa Fila Zero, que tem como objetivo zerar a fila de cirurgias eletivas na rede pública municipal. A primeira etapa da ação começa com 97 procedimentos de retirada de vesícula, que serão custeados com recursos próprios da prefeitura, totalizando um investimento de R$ 420 mil.
Segundo a administração municipal, a iniciativa do programa Fila Zero foi motivada pela ausência do Estado no atendimento das demandas cirúrgicas da população marianense. Embora essas cirurgias estejam sob responsabilidade do Governo de Minas Gerais, a gestão local decidiu assumir a frente do processo para garantir atendimento aos pacientes que aguardam por procedimentos.
“Vamos zerar os procedimentos que estão na Secretaria Municipal de Saúde. Como o Estado vem sendo omisso, estamos investindo recursos próprios para iniciar o programa Fila Zero com as cirurgias de vesícula”, afirmou o prefeito Juliano Duarte (PSB).
Leia também:
- Turista de Ouro Branco morre na Chapada dos Veadeiros
- Nando Reis confirmado na Praça Tiradentes durante Tudo é Jazz
A chamada dos pacientes começa já na próxima segunda-feira, conforme informou o gestor. O programa Fila Zero deve avançar, na sequência, para outros procedimentos, conforme levantamento realizado pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A proposta é abranger gradualmente todos os casos que dependem de intervenção cirúrgica e que aguardam na fila da Secretaria de Saúde.
O prefeito destacou ainda que a meta é ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) com agilidade e qualidade. O programa Fila Zero integra a estratégia de fortalecimento da saúde pública no município, que, segundo a gestão, é prioridade na atual administração.
Com o lançamento desta ação, Mariana dá início a uma política local de enfrentamento às filas cirúrgicas, priorizando o bem-estar da população e buscando soluções práticas para desafios persistentes na área da saúde. O programa Fila Zero é mais uma iniciativa voltada à ampliação da capacidade de atendimento da rede pública.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
