Coletivo Olho de Vidro inaugura exposição ‘Desvia’ em Ouro Preto

Fotógrafos do Coletivo Olho de Vidro inauguram a mostra ‘Desvia’ em Ouro Preto

O Coletivo Olho de Vidro inaugura nesta quarta-feira (10) a sua 19ª exposição anual, intitulada “Desvia”, no Salão de Exposições do Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto. A mostra reúne trabalhos de fotógrafos que exploram a liberdade criativa a partir de um tema comum, mas desenvolvido de forma independente e sem conhecimento prévio do trabalho dos demais integrantes.

Participam desta edição os fotógrafos Alexandre Martins, Cesar Tropia, Eduardo Tropia e Mila Damasceno, além do convidado Alisson Lessa. O grupo, criado em 2007, é formado por fotógrafos de Ouro Preto e tem como premissa a diversidade do olhar, trazendo novas perspectivas a cada exibição. Esta será a quarta vez que a exposição anual é realizada no Museu Casa dos Contos.

A proposta de “Desvia” é refletir sobre os caminhos e descaminhos do olhar, inspirada nas palavras do poeta Manoel de Barros (1916-2014), que escreveu: “Pois minha imaginação não tem estrada. Eu não gosto mesmo da estrada. Gosto de desvio e de desver… Eu queria mudar a feição das coisas… O mundo eu só quero desver”. A exposição dialoga com esse conceito de se afastar das rotas tradicionais para criar novas formas de ver, sentir e interpretar.

Leia também:

Fotógrafos do Coletivo Olho de Vidro inauguram a mostra ‘Desvia’ em Ouro Preto
A exposição “Desvia”, do coletivo Olho de Vidro, estreia na próxima quarta-feira (10) no Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto / Foto: Reprodução.

De acordo com a curadoria, o nome “Desvia” representa a busca por olhar diferente — nunca indiferente — para a realidade. O Coletivo propõe ao público refletir sobre imagens que deslocam, desmaterializam, invertem e criam novas relações entre fotografia e poesia visual.

A abertura acontece no dia 10 de setembro, das 19h às 21h, no Museu Casa dos Contos, localizado na Rua São José, nº 12, no Centro de Ouro Preto. A visitação poderá ser feita entre os dias 11 e 28 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos das 10h às 14h.

Ao longo de quase duas décadas, o Coletivo Olho de Vidro consolidou-se como um espaço de experimentação artística em Minas Gerais, promovendo encontros que revelam múltiplas visões da fotografia contemporânea. A cada edição, a surpresa e a diversidade são os elementos que mantêm vivo o espírito criativo do grupo.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Coletivo Olho de Vidro inaugura exposição ‘Desvia’ em Ouro Preto”

  1. […] Coletivo Olho de Vidro inaugura exposição ‘Desvia’ em Ouro Preto […]

Leave a Comment