Itabirito sanciona monitoramento da qualidade da água por IBA

A Câmara Muncipal de Itabirito sancionou a Lei N° 4351, que cria o monitoramento da qualidade da água por meio de Indicadores Biológicos de Alerta (IBA). A iniciativa é de autoria do vereador Ezio Pimenta (Solidariedade), e tem o objetivo de proteger os rios e córregos locais, identificar precocemente alterações na qualidade da água e reforçar a fiscalização ambiental, especialmente diante das atividades de mineração e outros empreendimentos potencialmente poluidores.

O sistema utiliza organismos aquáticos sensíveis, chamados de “sentinelas”, que indicam mudanças na qualidade da água através de alterações em seu comportamento, fisiologia ou mortalidade.

O monitoramento será obrigatório para o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em pontos de captação e lançamento de efluentes, bem como para empresas e atividades consideradas poluidoras, incluindo mineradoras, indústrias e empreendimentos agropecuários.

Leia também:

De acordo com o divulgado, os responsáveis deverão apresentar planos detalhados de instalação e operação dos IBAs, incluindo protocolos de manejo, frequência de observação e medidas corretivas em caso de alterações nos organismos.

O órgão ambiental municipal realizará fiscalização, podendo aplicar sanções como advertências, multas, embargo ou suspensão de licenças ambientais em caso de descumprimento e os dados obtidos pelos IBAs serão compilados em relatórios anuais e disponibilizados ao público.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!



Notícias relacionadas

One Thought to “Itabirito sanciona monitoramento da qualidade da água por IBA”

  1. […] Itabirito sanciona monitoramento da qualidade da água por IBA […]

Leave a Comment