Mariana destina verba para restaurar sinos da Catedral da Sé

Mariana destina verba para restaurar sinos da Catedral da Sé

A Prefeitura de Mariana firmou nesta semana um termo de fomento com a Arquidiocese de Mariana para a restauração dos sinos da Catedral de Nossa Senhora da Assunção, a tradicional Igreja da Sé. O repasse de R$ 61 mil será feito por meio do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.

O prefeito Juliano Duarte (PSB) destacou a importância do investimento e a continuidade das ações de preservação do patrimônio histórico e religioso do município. “Estamos celebrando um termo de fomento entre a Prefeitura e a Arquidiocese, onde o município, através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, está fazendo um repasse de R$ 61 mil para a restauração dos sinos da nossa catedral. Foi assinado hoje, o recurso será depositado e muito em breve os nossos sinos estarão restaurados”, afirmou.

Juliano também lembrou que o templo segue passando por melhorias em diferentes etapas. “A nossa catedral está linda. Em dezembro agora nós teremos o órgão, as imagens também estão passando por processo de restauração, e agora os nossos sinos. É o momento também de preservação do nosso patrimônio, que é a nossa catedral”, disse o prefeito.

Leia também:

O pároco e reitor da Catedral, padre Geraldo Buziani, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para a restauração dos sinos da Igreja da Sé. “A gente agradece muito essa parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Cultura e Turismo, para essa restauração dos sinos da Catedral. Daqui a pouco será o órgão, agora concluímos também os sinos, e a Catedral ficará completa nesse processo de restauro”, afirmou.

O investimento soma-se às ações anteriores de conservação da Catedral da Sé, em Mariana, que já passou por obras de restauro de elementos artísticos e do órgão Arp Schnitger. O local é considerado um dos maiores símbolos da fé, da história e da identidade cultural de Mariana.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment