A Câmara Municipal de Itabirito sancionou a a Lei nº 4413, que cria o “Cartão Municipal Amigo dos 60+”, um documento destinado a idosos com 60 anos ou mais em Itabirito, reunindo informações essenciais para o pronto atendimento em situações de emergência.
A iniciativa visa facilitar a identificação e o acesso a dados médicos fundamentais, como tipo sanguíneo, doenças crônicas, medicamentos de uso contínuo e contato de emergência, auxiliando equipes do SAMU, Brigada Municipal, UPAs e hospitais no atendimento rápido e seguro. O documento deverá ser mantido junto ao idoso, preferencialmente em local de fácil acesso, como bolso, bolsa ou colar identificador.
Leia também:
O cartão será gratuito e de adesão voluntária, podendo ser solicitado pelo idoso ou responsável legal junto à Secretaria Municipal de Saúde. A emissão utilizará estrutura administrativa já existente, sem criação de novas despesas para o Município, respeitando os princípios da economicidade, legalidade e eficiência administrativa.
“O Cartão Municipal Amigo dos 60+ surge como uma solução prática e de baixo custo, reunindo informações essenciais para o pronto atendimento. Com isso, reduzimos riscos e garantimos um cuidado mais ágil e eficaz aos nossos idosos”, explicou o vereador e autor do Projeto de Lei, Fernando da Sheila (Mobiliza).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] "Cartão Municipal Amigo dos 60+" é instituído em Itabirito […]