A Câmara Municipal de Itabirito ressaltou a importância da campanha ‘Outubro Rosa’, com foco na prevenção do câncer de mama. Em defesa da saúde, a Câmara divulgou a história de Luci Cardoso Penedo Tozei, servidora aposentada que venceu a doença.
Luci comentou sobre a importância da detecção precoce, “por acaso, percebi um pequeno relevo no seio. Após várias consultas e biópsias, recebi o diagnóstico de câncer de mama com três nódulos agressivos do tamanho de um grão de arroz. Eles não apareceram na mamografia realizada no início daquele ano, mas foram detectados pelo toque e pela percepção do meu mastologista”.
Leia também:
O cuidado contínuo, a atenção aos sinais do corpo e a realização de exames periódicos são fundamentais para aumentar as chances de diagnóstico precoce e recuperação.
Hoje, 27 anos depois, Luci observa os avanços da medicina no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer. “Há pesquisas promissoras, como a biópsia líquida feita através de exame de sangue, capaz de rastrear tipos de câncer antes mesmo de sua manifestação. Existem também exames de imagem cada vez mais eficazes e tratamentos que podem ser mais brandos e precisos”, explica.
“Outubro Rosa é para lembrar você, mulher, de se cuidar em todo tempo”, destaca Luci.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Câmara de Itabirito alerta sobre câncer de mama com história de servidora […]