Flama promove Encontro Regional e Jornada Universitária sobre mineração

A Frente Mineira de Luta dos Atingidos e Atingidas pela Mineração (FLAMa-MG) está realizando o 7° Encontro Regional por um Novo Modelo de Mineração e a 7ª Jornada Universitária de Debate na Mineração. A programação começou em outubro e segue até 8 de novembro.

Entre os dias 2 a 8 de novembro, serão promovidos lançamentos de livros e revistas, exibições e lançamentos de documentários, mesas/debates, visitas guiadas, atos em Bento Rodrigues e na Praça Jardim, feira da Reforma Agrária, e muito mais.

Leia também:

Confira a programação completa:

2/11 a 8/11 – Exposição Fotográfica “Entre Minas”. Autor: Wilson da Costa. Local: Hall do Prédio Padre Avelar, ICSA.
2/11 (19h): Peça teatral “A Engrenagem”, por Grupo Teatral Caminhos do Sol: Local: Auditório do ICSA.
3/11 (9h30 às 11h30) – Visita na Mina Du Veloso: Vagas: 40 pessoas. Ônibus saindo do Terminal Turístico de Mariana às 8h.
3/11 (13h30) – Mesa de Abertura: Saudação das entidades que compõem a FLAMA (3 minutos de fala). Local: Auditório do ICSA.
3/11 (15h) – Mesa: “10 anos do rompimento/crime: Qual o significado do Novo Acordo do Rio Doce?” Local: Auditório do ICSA.
3/11 (17h às 19h) – Roda de conversa: Cinema e lutas sociais contra as violências da mineração extrativista no Quadrilátero ferrífero de Minas Gerais.

3/11 (19h) – Lançamento Documentário “Ouro de Tolo”. Local: Auditório do ICSA.
3/11 – Feira da Reforma Agrária: Local: ICSA
4/11 – Feira da Reforma Agrária: Local: ICSA e UFOP, Campus Ouro Preto
4/11 – Exposição Conterra – Local: Hall da Escola de Minas – UFOP, Campus Ouro Preto.
4/11 (10h) – Mesa “Congonhas-MG: As violências da mineração extrativista no território”. Local: Hall da Escola de Minas – UFOP, Campus Ouro Preto.
4/11 (14h) – Mesa “Comunidades Tradicionais da Bacia do Rio Doce que compunham a Câmara Técnica Indígena e Povos e Comunidades Tradicionais (CT-IPCT): relatos de 10 anos de lutas e resistências”.

4/11 (17h às 19h) – Lançamento de livros. Local: Auditório do ICSA.
5/11 -Manhã – Ato nos territórios atingidos: Local: Bento Rodrigues.

5/11 – (16h) – Ato- Toque da Sirene e entrega do Jornal “A Sirene”: Local: Praça Gomes Freire – Jardim.
6/11 (13h30 às 17h) – Mesa “Além das Minas: neoextrativismo e efeitos territoriais da mineração de lítio em Minas Gerais”. Local: Auditório do ICSA.

6/11 (17h) – Reunião da equipe da pesquisa “Ruptura metabólica e crise estrutural do capital: o complexo minero-industrial em Minas Gerais e a tendência à eliminação das condições elementares da reprodução social”. Local: Auditório do ICSA.

6/11 (19h) – Mesa “O papel do IFMG nos conflitos minerários da região”. . Local: Auditório IFMG.
7/11 – Manhã: TRABALHO INTERNO DA FLAMA
7/11 (13h30) – Mesa “A criminalização de lutadores/as sociais no contexto da mineração na Região do Quadrilátero Ferrífero”. Local: auditório do ICSA.

7/11 (17h às 19h) – Encerramento: Leitura do documento final. Local: Auditório do ICSA.

8/11- Manhã – Visita de campo – Caminhada no alto da Serra do Botafogo. Local: Distrito de Botafogo-Ouro Preto

Além dessa programação, também será realizado o seminário: “Perspectiva socioambiental dos 10 anos de rompimento da Barragem de Fundão no alto do Rio Doce”, que faz parte da programação do Encontro dos Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que acontecerá de 10 a 12 de novembro, no Centro de Convenções da Ufop.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment