O projeto “Sextas Abertas”, realizado pelo Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, encerra seu ciclo deste ano nesta sexta (5) no distrito de Santo Antônio do Leite. O evento oferecerá um dia inteiro de oficinas, vivências culturais, feira de arte, artesanato e gastronomia, além de atrações cênicas e musicais, todas gratuitas.
A programação da manhã será realizada no Salão Paroquial e no Rural Office, com atividades voltadas à formação e ao desenvolvimento de habilidades manuais e gastronômicas, como a oficina “Paisagens em Lã: Confecção de Panôs na Feltragem Molhada” – Parte I, com Sonali Begazo, e a oficina de culinária “Receitas Natalinas” – Parte I, conduzida pela chef Wilma Miranda, do Saboreie Gastronomia.
Leia também:
Durante a tarde, nos mesmos locais, o público poderá participar de novos módulos das oficinas iniciadas pela manhã, além do workshop “História da Joalheria e Design de Jóias”, com Thays Castanheira (Leite Prateado), que apresentará os fundamentos históricos e criativos da ourivesaria. Para crianças e jovens, a artista Ilka Harry conduzirá a oficina “Criação em Madeira”, destinada ao desenvolvimento da imaginação e do fazer manual a partir da criação de peças tridimensionais. Completa a programação um bate-papo com o jornalista, ator e escritor Jefferson da Fonseca, em torno do livro “Antes que o Amanhã Aconteça”.
A partir das 16h, a Praça Juca Geraldo, ao lado da Matriz, se transforma no principal ponto de encontro da comunidade, recebendo a tradicional Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia, que reúne produtores e artistas locais. A programação artística segue ao longo da tarde e noite, com o espetáculo teatral “1, 2, 3… Testando”, da Cia. Circunstância; o set AfroLatino da DJ Bellaquita; e o encerramento musical com o grupo Doce Trapaça, trazendo samba e pagode para animar o público.
O projeto visa estimular a economia criativa, além de ampliar o acesso a diferentes linguagens artísticas e perspectivas culturais, com a valorização dos saberes de cada território da região de Ouro Preto. A edição de Santo Antônio do Leite será a última deste ano.
O patrocínio é realizado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI – Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
