Igreja de Nossa Senhora da Glória aguarda recursos para restauração em Passagem de Mariana

Igreja de Nossa Senhora da Glória aguarda recursos para restauração em Passagem de Mariana

A restauração da Igreja de Nossa Senhora da Glória, localizada no distrito de Passagem de Mariana, foi debatida durante a reunião ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira (9). Durante a Reunião Ordinária realizada na segunda-feira (9), o vereador Ronaldo Bento (PSDB) apresentou o Requerimento nº 19/2026 solicitando informações e a participação de órgãos responsáveis para tratar da situação do templo, que enfrenta estado crítico de conservação e aguarda a destinação de recursos para intervenção.

No documento aprovado em plenário, o parlamentar pede que sejam convidados para uma reunião o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as secretarias municipais de Obras e de Cultura, além do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, padre Gilsimar Tavares Parolo. O objetivo é obter esclarecimentos sobre as ações já realizadas, previstas ou em análise para a restauração da igreja.

Entre os pontos questionados no requerimento estão a existência de disponibilidade ou previsão de recursos financeiros no Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, vinculado ao COMPAT, e se a Igreja Nossa Senhora da Glória está incluída no cronograma de obras contempladas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Caso não esteja, o vereador questiona se há previsão de inclusão futura ou possibilidade de apresentação de propostas para captação de recursos específicos para a restauração.

Leia também:

Durante sua fala, Ronaldo Bento destacou que a igreja já possui um projeto de restauração pronto e aprovado, mas que a execução depende da liberação de recursos financeiros. Segundo o vereador, o valor estimado para a obra gira em torno de R$ 7 milhões, montante necessário para restaurar o forro e outras partes estruturais do templo.

“A nossa igreja Nossa Senhora da Glória já está com um projeto pronto e aprovado. Nós necessitamos de um recurso em torno de R$ 7 milhões de reais para restaurar o forro e parte da igreja. Estamos convidando todos os envolvidos para que possamos encontrar uma saída e dar continuidade à preservação de uma história construída no século XVIII”, afirmou o vereador.

O parlamentar explicou que o objetivo do requerimento é buscar esclarecimentos, alternativas de financiamento e dar celeridade ao processo de restauração, garantindo a preservação do patrimônio histórico e cultural do município.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment