A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou a intensificação de ações de proteção às mulheres durante o “Carnaval da Liberdade 2026”. Medidas educativas e operacionais foram planejadas para prevenir casos de importunação sexual, como beijos forçados ou toques sem consentimento, condutas que são consideradas crime e podem resultar em prisão em flagrante.
Com a campanha “Depois do não, é crime, uai!”, agentes, em parceria com o Governo do Estado e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), estão distribuindo material educativo (como adesivos e leques) e levando informações a blocos e locais com intensa circulação de foliões, inclusive na rodoviária da capital e no aeroporto de Confins.
Leia também:
A delegada-geral da corporação, Letícia Gamboge, destacou que qualquer ato ofensivo de natureza sexual sem autorização caracteriza infração penal, e que a Polícia Civil está pronta não apenas para registrar ocorrências, como também para investigar e responsabilizar os agressores.
Em Belo Horizonte, a Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, à Criança, ao Adolescente e a Vítimas de Intolerâncias terá reforço de equipes. No interior, as delegacias de plantão também estarão preparadas para atender casos semelhantes.
Além da atenção às denúncias de violência contra a mulher, o esquema de segurança inclui todo o efetivo da Polícia Civil mobilizado para atender moradores, turistas e foliões, com reforço logístico, novos pontos de plantão 24 horas, equipes de apoio e integração com unidades como perícia, identificação civil e criminal, além de participação no Centro Integrado de Comando e Controle.
Em pontos estratégicos, como a Praça da Liberdade, Praça Sete, rodoviária e aeroporto também haverá delegacias móveis e equipes itinerantes para orientação e registro de ocorrências, garantindo presença policial constante durante a folia.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
