Um canal no Youtube chamado “JetLag Warriors” é formado por Steve e Ivana, um casal canadense que viaja para vários lugares do mundo e mostra para os seus mais de 221 mil inscritos as curiosidades de seus destinos. No início deste mês eles visitaram Ouro Preto e se encantaram com o lugar. No título do vídeo que gravaram, que já conta com mais de 80 mil visualizações, diz que é cidade brasileira favorita deles.
Em um vídeo de pouco mais de 20 minutos, eles mostram a Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis, a feirinha de pedra sabão, Praça Tiradentes, lojas de souvenirs, restaurantes, Casa Aleijadinho e a Mina de Chico Rei. O casal também visitou o Museu da Inconfidência, porém não é permitido fazer filmagens no local.
Uma das coisas que chamou a atenção de Steve foi a escultura de Tiradentes, localizada na principal praça da cidade, que ele achou bem parecido com Jesus Cristo.
“Ele pode não parecer com ele, mas o escultor queria retratá-lo como um mártir. Ele é visto como a personificação de morrer pelo bem do Brasil. A história de Tiradentes vai mostrar o motivo de Ouro Preto ser incrível. Tiradentes conspirou, junto de alguns amigos, para derrubar o governo português. A conspiração foi descoberta e ele foi morto. Só 100 anos depois o Brasil conseguiu sua independência. Imaginar que o Brasil poderia ser independente 100 anos antes me faz pensar que o país poderia ser completamente diferente. Qualquer um que ama Brasil tem orgulho de Tiradentes”, disse Steve.
No vídeo, Steve contou que tem um amigo carioca que disse que não há nada para fazer em Ouro Preto. O youtuber considerou que essa fala se refere a quem mora na cidade, pois em turismo o canadense ficou encantado.
“Pode ser um lugar quieto para se viver, não tem tanta ação, boates ou praias. Mas no que diz respeito ao turismo, há muito a oferecer. Tem muita história, beleza em termos de arquitetura, grandes aventuras, pessoas muito agradáveis e boa comida. Para mim, é um dos lugares turísticos do Brasil”, declarou Steve.
Ivana também manifestou o seu amor pela cidade mineira. “Se você for brasileiro, este lugar oferece algo diferente de qualquer outro, As pessoas são mais amigáveis e a comida é boa”, afirmou no vídeo.
+ Ouro Preto receberá Festival de História em comemoração Bicentenário da Independência
Triste aprendizado
A tour do casal por Ouro Preto se encerra na Mina do Chico Rei, uma escavação subterrânea localizada sob parte da cidade e que conta com o personagem real conhecido como Chico Rei. Ele foi trazido do Congo como escravizado e trabalhou explorando-a até comprar sua carta de alforria e, depois, a própria mina, durante o ciclo do ouro no Brasil Colonial.
“Em termos de experiência, você se aventura no meio do poço escuto e úmido e muitas vezes apertado. A informação que você aprende lá não é muito diferente das informações que aprendemos no campo de concentração de Auscwitz, na Polônia. Parece algo que talvez você devesse aprender a não esquecer o passado, embora certamente não seja uma história agradável, porque todos que trabalharam naquela mina eram escravizados. Então, quando você chega para aprender a experiência do cotidiano dos escravizados, é muito triste. Para o nosso tipo de turismo, não nos importamos, mas eu entenderia se um turista não quisesse a experiência porque ficará apenas por uma semana e quer ter apenas boas energias aqui”, afirmou Steve.
Veja o vídeo na íntegra:
Confira mais conteúdos do canal, incluindo viagens em outros lugares do Brasil, clicando aqui.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Youtubers canadenses se encantam por Ouro Preto: “Nossa nova cidade favorita no Brasil” […]