O Cruzeiro iniciou a temporada 2023 com o pé direito, vencendo o Patrocinense fora de casa por 2 a 1 na noite de sábado (21), em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados por Nikão, logo aos sete minutos de jogo, e Bruno Rodrigues, aos 15, para a Raposa. Cristiano descontou para a equipe do interior.
O autor do primeiro gol foi um dos grandes personagens da partida. O primeiro tento marcado com a camisa celeste significa muito para o jogador. Em entrevista após jogo, Nikão revelou que marcar pelo Cruzeiro era um sonho de sua mãe, que veio a falecer quando o atleta tinha apenas oito anos de idade.
“Muito feliz pelo gol no meu time do coração. Pena que minha mãe, que perdi com oito anos, não pode ver. Era um time que ela torcia muito. Até brigava. Mãe, teu filho tá aqui no seu time do coração, realizando o sonho da senhora. Esse gol é para senhora. Tenho certeza que ela está feliz de onde estiver”, disse o atacante ao Premiere.
Nikão perdeu sua mãe para o câncer. Aos 16 anos, ele também perdeu sua avó, que cuidava dele. Um ano depois, o jogador perdeu seu irmão de 23 anos em um acidente de carro. O atleta não conhece seu pai. O meia-atacante iniciou sua relação com o álcool logo aos 12 anos, o que veio a desencadear um quadro de alcoolismo.
“Chegou um momento em que eu jogava para sustentar o meu vício da bebida. Onde tinha bebida, eu estava junto. Bebia vodca, uísque, cerveja, vinho, champanhe”, disse Nikão ao GE.
A partir de 2015, no Athletico-PR, Nikão começou a lutar contra seu vício para mostrar o talento que tinha nos pés, algo que já havia sido visto no início da carreira, pelo Mirassol. Em Curitiba, ele foi um dos protagonistas da conquista da Copa Sul-Americana 2021, o que fez ser contratado pelo São Paulo. Porém, o meia-atacante não conseguiu repetir o bom desempenho na capital paulista.
Nikão chegou ao Cruzeiro emprestado pelo São Paulo, com vínculo até o final do ano. O jogador vê essa oportunidade como um recomeço para voltar a desempenhar um futebol de alto nível.
Grande estreia
Além do gol, Nikão fez uma excelente partida em sua estreia pelo Cruzeiro. A atuação do meia-atacante gerou muitos elogios de torcedores e da imprensa. O comentarista do canal Cruzeiro Sports, Luciano Dacasa, exaltou o desempenho do camisa 10 na vitória sobre o Patrocinense.
“O gol foi apenas um detalhe. A atuação dele foi absurda, (o Nikão) foi um monstro em campo. Ele foi constante. Jogou pelo lado direito, jogou centralizado, jogou pelo lado esquerdo. Tava em todas as faixas do campo. Eu espero que seja desse rendimento daí para cima, pois vai ser um jogador muito útil, muito importante no restante da temporada”, afirmou.
Segundo o youtuber, Nikão foi “um monstro dentro de campo” e se destacou tanto nos aspectos físicos quanto técnicos.
“O que me surpreendeu foi a parte técnica. Ele realmente foi um (camisa) 10, ditou o ritmo do jogo. Em que sentido? Tanto para frear, proteger (a bola), dar cortinho, tanto para acelerar, como quando ele deu o passe de três dedos para o Wesley. Parece fácil, mas não é, deixou o companheiro na cara do gol. A parte física do Nikão eu já tinha elogiado, pois é visível, até antes do jogo nós comentamos. Se estiver inteiro fisicamente, é um baita jogador, porque ele é pesado”, comentou.
Conversa com o ídolo
Antes da estreia contra o Patrocinense, Nikão conversou com o ídolo do Cruzeiro, Alex. O meia-atacante celeste revelou que mandou mensagem para o ex-jogador, que agora é treinador do Avaí, e teve um papo de “camisa 10”.
“Fico feliz por estrear jogando. Mandei mensagem pro Alex, que é um cara especial e que sempre fez parte da minha trajetória. Eu não poderia imaginar que seria assim tão bacana, de fazer gol e ajudar meus companheiros com a vitória”, disse Nikão à Rádio Itatiaia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Conversa com ídolo, gol e elogios: a emocionante estreia de Nikão pelo Cruzeiro […]