Uma viatura da Polícia Civil foi entregue à Delegacia da Mulher de Ouro Preto na tarde de terça-feira (25). O carro foi uma conquista advinda por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Padre João (PT) com interlocução do deputado estadual eleito Leleco Pimentel (PT). Esse é o primeiro veículo próprio da corporação especializada de combate a crimes contra as mulheres.
A Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia Regional de Ouro Preto, recebeu a viatura que auxiliar no trabalho voltado aos crimes relacionados à violência doméstica familiar contra a mulher e será útil na atuação não apenas para a população ouro-pretana, como para Itabirito, Mariana e Diogo de Vasconcelos, cidades que contemplam a área de cobertura da corporação.
“A Delegacia Regional de Ouro Preto, com a instalação do nosso plantão digital, conseguimos ter um bom quantitativo de delegados. Hoje foi possível, com o plantão digital, termos uma delegada específica para a atuação na Delegacia da Mulher, temos um delegado que atua nos crimes contra a vida, temos também um delegado para crimes contra o patrimônio, outro de trânsito. Então, com relação a delegados, hoje, Ouro Preto está num quadro bem satisfatório”, disse o delegado regional Wesley Geraldo Campos.
A Delegacia da Mulher iniciou seus trabalhos em Ouro Preto em junho de 2021, mas teve um imóvel próprio apenas um ano depois. Até janeiro deste ano, a corporação revezava a viatura com outras equipes, o que travava o trabalho em algumas ocasiões em que se necessita do carro para alguma atividade investigativa, bem como nas realização de intimações.
“A viatura faz toda a diferença, porque a gente precisa dela para, primeiro, prestar atendimento à vítima, seja a levando à unidade de saúde ou em algum local de proteção que ela necessite, ou mesmo para a retirada de pertences pessoais. Então, a gente realiza esse serviço previsto na Lei Maria da Penha e, sem a viatura não teria como fazer isso. Além do mais, a gente necessita da viatura para a atividade investigativa, assim como as intimações”, declarou delegada titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Ouro Preto, Celeida Martins, ao Jornal Galilé.
A Delegacia da Mulher foi instituída durante o atual governo do prefeito Angelo Oswaldo (PV). A corporação também é responsável por atender as demandas relacionadas a crianças e idosos.
“A Delegacia da Mulher foi uma conquista muito grande de Ouro Preto. Nós lutamos muito para isso e conseguimos com o empenho de vários parlamentares. A prefeitura viabilizou o apoio e tornou possível a implantação da Delegacia da Mulher, que atende, também, demandas de idosos e de crianças. Então, é uma delegacia voltada para um grande público e ela já tem prestado relevantes serviços com a delegada Celeida, que é uma advogada ouro-pretana. É um veículo que facilitará os trabalhos da delegacia, nós acreditamos que muitos benefícios vão advir da presença desse carro, porque os deslocamentos serão facilitados e o trabalho ganha mais cerelidade em um momento muito importante”, declarou Angelo Oswaldo.
O deputado responsável pela emenda que culminou na entrega da viatura à Delegacia da Mulher, Padre João, colocou essa como uma das diversas ações que ele e seu partido têm tomado em relação à segurança pública. Ele usou esse trabalho como um exemplo para desmistificar a ideia de que seu partido, PT, não se preocupa com os policiais e com a criminalidade no país.
“Essa é uma dentre várias ações mostrando que o Partido dos Trabalhadores é preocupado com a segurança, ao contrário do que muitos dizem. Tanto com a Polícia Civil como com a Polícia Militar, porque primeiro precisamos ter o cuidado com o nosso trabalhador. O profissional da segurança pública, seja ele civil ou militar, é quem está na linha de frente, pode ser vítima, então coloca a própria vida em risco, mesmo em uma investigação, retaliação com a família. Então, é um profissional que precisa de cuidado e no caso da viatura é uma maneira de dar proteção e segurança para o profissional”, salientou Padre João.
O interlocutor dessa ação, Leleco Pimentel, que tomará posse no dia 1º de fevereiro como deputado estadual, é morador de Ouro Preto e salientou a importância de se ter uma viatura para a delegacia especializada nos crimes tipificados na sociedade contra a mulher.
“Ter uma delegacia como essa é dar sentido a uma política pública que não pode se tratar tudo no mesmo bojo. Nem carro havia para a proposta da delegacia especializada. A delegada fez questão de dizer que é o veículo que permite a dignidade do atendimento a uma mulher que, por muitas vezes, tem que ser levada da sua residência em condições físicas de agressão. É a presença do Estado dando dignidade e a intimidade necessária para o atendimento de cada pessoa que já está exposta duplamente pelo crime”, declarou Leleco.
Atuação da Delegacia da Mulher em Ouro Preto
De acordo com a delegada Celeida Martins, a demanda da Delegacia da Mulher é grande. Diariamente, muitas mulheres procuram medidas protetivas e a corporação realiza os devidos encaminhamentos para o poder Judiciário, além de fazer a orientação tanto à vítima quanto ao agressor.
“Nós fazemos o pedido que quem decide é o poder Judiciário. Orientamos, também, os agressores quando eles comparecem para prestar a versão deles, em apresso ao direito à defesa que eles têm. Então, também, os orientamos sobre o cumprimento das medidas. Orientamos, também, as testemunhas e damos apoio às famílias. Temos um número de WhatsApp (75953335) dentro do programa Chame a Frida e, por meio dele, conseguimos fazer o agendamento de horários, orientação e tudo mais”, afirmou a delegada.
Outras ações dos deputados em Ouro Preto
Também na tarde de terça-feira, um outro carro também foi entregue à Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP), também por meio de emenda parlamentar de Padre João e interlocução de Leleco Pimentel. O veículo irá propiciar a participação efetiva da sociedade civil organizada, dando benefícios para a comunidade no campo ambiental.
Angelo Oswaldo comemorou o fato de Ouro Preto ter um representante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que haja uma continuidade de ações voltadas em benefício ao município.
“É muito importante a presença do nosso companheiro, amigo e líder Leleco na Câmara Estadual. Nós teremos o Padre João em Brasília e o Leleco em Belo Horizonte, eles fazem uma ‘dobradinha’. Eu tenho certeza que isso representará um reforço muito grande no atendimento das demandas de Ouro Preto e não se trata apenas de emendas parlamentares. A presença de um deputado é muito importante para levar a voz, criar a vez do município, para representar bem as demandas da nossa região. É uma honra para Ouro Preto ter um deputado na Assembleia, algo que não havia desde o prefeito Benedito Xavier, que foi deputado estadual”, finalizou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] tarde de terça-feira (25), Padre João e Leleco entregaram uma viatura da Polícia Civil para a Delegacia da Mulher de Ouro Pre…. Trata-se do primeiro veículo próprio da corporação especializada de combate a crimes contra as […]