Após dois anos, Ouro Preto voltou a receber foliões de todo o Brasil. A capacidade da rede pousadas e hotelarias foi 72% ocupada de acordo com a Prefeitura Municipal. As repúblicas estudantis também foram destinos procurados para hospedagem. Em 2023, ano pós-pandemia, de acordo com a Turismóloga Fabiana Nonato, a secretaria municipal de Turismo estima que a hospedagem na cidade foi de 80%.
Pelas ruas, o Carnaval Imperial 2023 contou com atrações em quatro palcos. A festa começou com o bloco Vermelho i Branco, quinta-feira, tomou as ruas e ladeiras. Localizados na Praça, Largo do Cinema, Largo da Alegria e o Palco Dom Pedro II, que foi dedicado ao hip hop. Contudo, Ouro Preto também contou com o desfile das escolas de samba. Em que, a escola de Samba Unidos do Padre Faria foi a grande campeã com o enredo Fake News deu noticia no meu samba. Em segundo lugar, ficou a Escola Acadêmicos do São Cristóvão.
+ Apuração das escolas de samba do Carnaval de Ouro Preto gera reclamações
No Campo da Água Limpa, local inédito em 2023, os Blocos Privados contaram com grandes shows. Dennis Dj, Pixote, Luísa Sonza, Turma do Pagode, Kvsih, Vou Zuar, Mateus Fernandes, Dj Lucas Beat, Mc Jacaré, Ludmilla, Mc Hariel, agitaram a folia nos dias 18, 19, 20 e 21. Nesse meio tempo, teve até quem preferiu a folia ouro-pretana do que a belorizontina
“Voltaremos à Ouro Preto sempre ! O carnaval daqui esta nota 10! Em Belo Horizonte, tem muita gente e não aguentamos ficar lá mais. Então, temos que procurar alternativa e Ouro Preto sempre foi uma alternativa maravilhosa. Ouro Preto no coração!”, afirmou um folião em entrevista para a Real FM.
A secretaria de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, fez um balanço positivo da festa:
“Foi um carnaval muito tranquilo. Há mais de uma década, Ouro Preto não faz o carnaval sozinha. E, dessa vez, realizou por falta de patrocínio da AMBEV, que encontra-se num momento de dificuldade. Então, por problemas técnicos, não puderam, esse ano, patrocinar nenhum carnaval de nenhuma cidade mineira. A prefeitura realizou sozinha, contanto com o apoio de várias secretarias e uma equipe muito capacitada, na cultura e no turismo. Uma equipe que trabalhou muito para que o carnaval acontecesse nas sedes e em alguns distritos”, celebrou a secretaria.
+ Blocos agitaram as ruas de Congonhas nos quatro dias de carnaval
Segurança
De acordo com o Governo de Minas, houve redução de 75,2% no número de roubos em Minas Gerais no comparativo com o Carnaval de 2020, último antes da pandemia de covid-19. Em contrapartida, neste ano, foram 149 ocorrências no estado – naquele período o registro foi de 603.
Em relação aos furtos, a queda foi de 57,7%, passando de 4.142 registros para 1.750, no comparativo 2020 e 2023. Os homicídios apresentaram redução de 47,8%, passando de 40 casos (2020) para 21 (2023).
Alvo de diversas campanhas de conscientização, o crime de importunação sexual também diminuiu neste ano. Ademais, foram 38 ocorrências em Minas Gerais neste Carnaval, contra 51 registrados em 2020, uma redução de 25%.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Ouro Preto: hospedagem no carnaval cresce pós-pandemia […]
[…] + Ouro Preto: hospedagem no carnaval cresce pós-pandemia […]