Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a equipe do Centro de Acolhimento Temporário e Adoção da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (CATA-OP) realizou a inauguração do Castramóvel da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Foram chamados para participar do mutirão os tutores de felinos que haviam se inscrito no site da UVZ anteriormente.
A castração gratuita acontecerá na sede e o Castramóvel também rodará os distritos. As inscrições são realizadas pelo site da Unidade de Vigilância e Zoonose. Ou presencialmente, na Secretaria de Saúde, localizada no Bairro São Cristóvão, próximo à antiga UPA.
Neste mutirão, apenas felinos foram castrados; entretanto, nos próximos o procedimento será estendido para cães e gatos.
+ Mulheres contra a Saneouro: Manifestação acontecerá em Ouro Preto
+ Revolta: Homem atropelado morre em Antônio Pereira
Importância da castração (não somente em Ouro Preto)
De acordo com o portal Doctor Vet, nas fêmeas, a castração previne o desenvolvimento de câncer de mama, no útero e ovários e infeções uterinas. Por outro lado, o procedimento ajuda a diminuir o risco de fuga do seu animal.
Em machos, previne o aparecimento de tumores nos testículos e na próstata. E, também, reduz a agressividade e evita que os cães façam xixi em locais impróprios.
No entanto, mesmo com tantos benefícios, muitos tutores ainda evitam castrar seu cão pelo receio da cirurgia. De acordo com a Dra. Maria Luiza, cirurgiã-geral e oncológica da Doctor Vet, a castração de cãs é um procedimento rápido e de baixo risco quando feita em um animal saudável.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.