Mariana e Ouro Preto receberão ICMS Esportivo em 2023; Itabirito apenas em 2024

Itabirito não recebrá ICMS Esportivo em 2023

O Governo de Minas contemplará 556 municípios com o ICMS Esportivo. Esse benefício, incentiva a organização e implementação de políticas públicas esportivas nos municípios, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos. Contudo, na Região dos Inconfidentes as cidades de Mariana e Ouro Preto receberão o benefício, itabirito não será contemplada no ano corrente.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, para a utilização do serviço, o município deve contemplar todos os pré – requisitos, e, dentre eles, o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes. Em nota, a Secretaria de Esportes de Itabirito informou que a reestruturação do conselho esportivo municipal inviabilizou o recurso em 2023:

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, esclarece que, Em 2022 foi realizada uma nova formatação no Conselho Municipal de Esportes e Lazer e
esse fato impediu que o município fosse aceito na política estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Esportivo) 2023.

A Prefeitura reitera que, com o novo formato do Conselho, foi ampliado o alcance de representação da sociedade, o que colabora para que o município esteja ainda melhor
organizado para os requisitos exigidos para recebimento do ICMS.

Por fim, a Prefeitura esclarece que, diante dos fatos citados, Itabirito está habilitada e apta a receber os recursos advindos do ICMS Esportivo em 2024.

Ainda conforme a SEDESE-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), os números do ano-base 2022 apontam aumento de mais de 40% no número de projetos aprovados. Somado a 15% no volume de conselhos municipais esportivos em pleno funcionamento. 

O recorde de programas aprovados no ano-base 2022 foi obtido com 11.136 projetos, contra os 10.602 de 2018, até então a maior marca. Este crescimento fica ainda mais impressionante se comparado ao ano-base 2021. Na ocasião, houve apenas 7.915 projetos aprovados.

Já com relação aos conselhos municipais esportivos comprovadamente em atividade, o número saltou de 471 em 2021 para 556 em 2022. Ou seja,15,5% de aumento. 

Leia mais: Traficante é preso no Bairro Santo Antônio, em Itabirito

Leia mais: Além de Temer, Sérgio Moro e Luciano Bivar receberão honrarias da Inconfidência

O ICMS e a Região dos Inconfidentes (Mariana, Itabirito e Ouro Preto)

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços,  ICMS Esportivo, é um mecanismo que incentiva a organização e implementação de políticas públicas esportivas nos municípios mineiros, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos.

Estes 536 municípios que vão receber os recursos do ICMS Esportivo cumpriram os pré-requisitos. 

Cada um deles tem um gestor cadastrado, um Conselho Municipal de Esportes em funcionamento e comprovaram a execução de projetos e programas esportivos no ano anterior.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Mariana e Ouro Preto receberão ICMS Esportivo em 2023; Itabirito apenas em 2024”

  1. […] Mariana e Ouro Preto receberão ICMS Esportivo em 2023; Itabirito apenas em 2024 […]

Leave a Comment