Saneouro: moradores da Chapada relatam água suja; veja vídeos

Saneouro: moradores da Chapada relatam água suja; veja vídeos

Moradores da região da Chapada, em Ouro Preto, estão relatando problemas com a qualidade da água fornecida pela Saneouro. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a água saindo das torneiras com uma coloração escura. O jornal Galilé teve acesso às imagens.

Leia mais: Ouro Preto: Chapada luta contra Saneouro utilizando redes sociais e mobilização

Os moradores afirmam que o problema persiste desde ontem (1). Não é a primeira vez que os habitantes do subdistrito reclamam da situação do líquido fornecido pela concessionária que abastece Ouro Preto. eles relatam ainda que estão preocupados com a qualidade da água que estão consumindo e que temem por sua saúde.

Em um dos vídeos uma mulher diz: “eu queria que a Saneouro viesse aqui e pedisse um copinho de água, vamos ver se eles iriam tomar”.

RELEMBRE A LUTA DO POVO DA CHAPADA E OURO PRETO CONTRA A SANEOURO

Os moradores afirmam que a água está contaminada devido às obras em andamento e que a empresa não apresentou nenhum projeto para a melhoria do sistema de abastecimento. A Saneouro argumenta que as obras são necessárias para a padronização das ligações e consequente medição do consumo e que a eficiência do investimento no sistema de abastecimento da localidade está associada à execução das obras de padronização das ligações.

Leia maisPromotor arquiva ação da deputada Dandara contra a Saneouro

Porém, os moradores relatam que essas obras, além de não trazer as melhorias, ainda contaminam as águas que chegam nas casas. Veja as fotos compartilhadas nas redes sociais e presentes em um dossiê apresentado ao Galilé:

A empresa contesta, e diz que não é possível garantir a procedência das águas que aparecem nos relatos. Ele relata que nos últimos dias, a população local invadiu o reservatório para lavá-lo, fazendo isso sem conhecimentos técnicos. Além disso, afirma que existe um cronograma da Saneouro de limpeza dos reservatórios de Ouro Preto, e que o da Chapada estava em vias de ser higienizado.

Contudo, a população retruca, afirmando que além de não lavar, o tratamento feito na região estava trazendo água de qualidade ruim. Por conta disso, os moradores se reuniram em um mutirão para tentar limpar a caixa d’água.

“A Saneouro, quando assumiu o município, nunca nem lavou nosso reservatório, somente jogava pastilhas de cloro lá. Aí como a água estava saindo muito suja nas torneiras e com gosto e cheiro de cloro, a comunidade resolveu se juntar e lavar a caixa d’água e nós deparamos com muitas coisas”. Revelou Preta a do Chapada, uma das ativistas da localidade, ao Galilé.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment