A Prefeitura de Ouro Preto realizará uma audiência pública para apresentar as Leituras Comunitária e Técnica do processo de Revisão do Plano Diretor, como parte do diagnóstico participativo. O evento, aberto ao público, acontecerá na segunda-feira dia 10 de junho, às 18h30, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Os documentos refletem a visão dos munícipes construída a partir das contribuições da população nas oficinas de leitura comunitária realizadas na sede e distritos, e ainda os estudos técnicos elaborados pela Fundação Gorceix. Os documentos estão disponíveis para consulta pública no portal do Plano Diretor (www.ouropreto.mg.gov.br/planodiretor).
Leia também:
- Soltaram a voz: Ivan Barreto e Luana Camarah agitam a Praça da Sé em primeiro de a shows do Festival da Vida
- Shows do Festival da Vida começam hoje (09) em Mariana
Até a véspera da audiência pública, todos podem opinar, dar sugestões e outras contribuições sobre os documentos, através de formulário no site ou presencialmente no Espaço Plano Diretor. Essa iniciativa proporciona à comunidade acesso fácil e transparente aos resultados, permitindo uma análise detalhada antes da audiência pública. Além de ter acesso aos resultados iniciais, a população terá a oportunidade de contribuir com o diagnóstico, enriquecendo com perspectivas e experiências individuais.
A construção do diagnóstico serve de base para a próxima etapa, que discutirá as propostas de desenvolvimento para o município nos próximos 10 anos, lembrando que o processo participativo reforça a importância do envolvimento comunitário nas definições do futuro de nossa cidade.
Inscrição audiência pública: www.bit.ly/incricao-audiencia-publica
A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE OURO PRETO
A Prefeitura retomou a revisão do Plano Diretor de Ouro Preto em 2021 e juntamente com a Fundação Gorceix. O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que tem como objetivo orientar como a cidade vai crescer e se desenvolver. Ele é feito com a participação da comunidade, ou seja, das pessoas que vivem na cidade, para garantir que todos tenham voz nas decisões sobre o futuro urbano. O plano estabelece regras e diretrizes para organizar os espaços da cidade, como a localização de moradias, comércios, áreas verdes, entre outros.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando um ambiente urbano mais equilibrado, com acesso a serviços, infraestrutura adequada e preservação do meio ambiente. É um documento importante que visa promover o desenvolvimento sustentável e garantir que a cidade seja um lugar bom para se viver.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!