Alexandre Silveira quer endurecer medidas para combater postura ‘arrogante’ da Vale

Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à agência de Notícias Reuters, diz que o governo brasileiro pode aplicar “medidas e sanções mais duras” à Vale para combater a “arrogância” da mineradora.

O ministro comentou na entrevista que o Governo estava analisando leis e políticas públicas enquanto considera potenciais medidas contra a mineradora, mas não entrou em detalhes. Uma fonte, que prefere não ser identificada, informou à agência que uma potencial ação analisada pela pasta contra a Vale pode envolver mudanças nas regras dos direitos de mineração no país.

O Presidente Lula tem criticado a mineradora desde que assumiu o cargo em 2023 por conta dos dois rompimentos de barragem que ocorreram em Minas Gerais em 2015 e 2019. As declarações do Governo Federal vem escalonando desde o início do ano. Era esperado que a repactuação ocorresse, mas a oferta feita pela mineradora não atingiu os valores esperados pelo Governo.

Alexandre Silveira diz que a mineradora está atualmente “sem cabeça”, desde o anúncio que o atual CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, sairá da cadeira no fim do ano. “A Vale ficou sem alguém com autoridade para lidar com questões extremamente relevantes” completou o ministro.

Leia também:

Segundo o ministro, a tolerância do governo com a Vale está chegando perto do limite, e questionou a falta de investimentos. Ele diz que a empresa “quase monopolista” parou de investir em ativos estratégicos no Brasil. “Passou a vendê-los para investidores internacionais e distribuir dividendos sem um critério estratégico”

A Vale não comentou as declarações à Reuters, mas disse estar comprometida com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em 2015

Fonte: Reuters

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment