Angelo Oswaldo é eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Angelo Oswaldo é eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Angelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, é novamente o presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). Desta vez, para o biênio 2025-2026. Fundador da instituição, ele foi eleito na última quarta-feira (29), durante a assembleia-geral com os representantes das cidades-membro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

O chefe do executivo municipal da Cidade Patrimônio da Humanidade já tinha ocupado o cargo recentemente, entre 2023 e 2024. Ele abandou a presidência antes período eleitoral de 2024, em que foi eleito para o seu quinto mandato.

“Minas Gerais é o estado com maior entrada de turistas do país e o nosso forte é a cultura, temos um elenco rico e com atrativos diversificados, que fazem com que as pessoas venham, gerando rentabilidade e emprego”, afirmou Oswaldo, logo após ter sido eleito. Ele ainda destacou a importância de Minas Gerais para história do Brasil, visto que, o estado mantém 50% do acervo histórico do país e atrai visitantes do mundo inteiro.

A nova diretoria da instituição agora conta com os membros:  Geferson Burgarelli (MDB), prefeito de Diamantina como vice-presidente e Alcemir Moreira (CIDADANIA) prefeito de Santa Bárbara, como segundo vice-presidente.

“Aquele que me estimulou a trabalhar na Cultura. Uma inspiração pelo intelecto, bondade e conhecimento”, falou o prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão (CIDADANIA).

“É um dos prefeitos mais notáveis que irá conduzir essa associação, que já contribuiu muito para as nossas cidades”, disse o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido (PSB).

Leia também:

Sobre a ACHMG

Fundada em 2003, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais conta com 35 cidades-membro, sendo quatro patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): Ouro Preto (Cidade Histórica), Diamantina (Centro Histórico), Belo Horizonte (Complexo da Pampulha) e Congonhas (Santuário Bom Jesus de Matosinhos).

Entre as ações promovidas, estão o permanente trabalho de auxílio e orientação aos municípios nos projetos de preservação, manutenção e divulgação do acervo cultural, arquitetônico, histórico, paisagístico e natural de Minas Gerais. Em conjunto, os congregados também buscam apoio e parcerias para a realização de grandes eventos, como o Carnaval e a Semana Santa.

Com informações da Prefeitura de Ouro Preto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment