O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, deu novas declarações sobre a situação da Saneouro na cidade. Em entrevista à Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, ele afirma que está buscando a melhor alternativa para a situação, a fim de deixar a cidade amparada jurídica e financeiramente.
Desde a sua campanha ele diz que retirar a Saneouro é uma suas missões. Por isso, a Câmara dos vereadores pressiona o chefe do poder executivo, pedindo ações mais definitivas em relação à concessionária. Enquanto isso, setores da sociedade civil já agendaram manifestações para o mês de Março.
O QUE DISSE O PREFEITO
A pergunta de Antônio Isidoro sobre a Saneouro buscava entender qual a posição do prefeito de Ouro Preto quanto a pressão da Câmara. A resposta de Angelo passeou por diversos argumentos, mas em suma, ele afirma que age com cautela para tomar qualquer decisão.
Desde o início da nossa gestão, esse assunto é prioridade no município. Se ele não foi resolvido até hoje, é porque nós não temos as condições para uma solução efetiva. Não adianta eu fazer um gesto espetacular, fazer um anúncio que pode se desfazer, virar nada. Eu quero soluções efetivas.
Disse à Angelo Oswaldo à Rádio Real.
Além disso, ele relembrou que o projeto de concessão foi aprovado pela própria câmara que hoje o pressiona.
Foi feito uma concessão do município aprovada pela câmara municipal, é uma lei municipal que ortolgou uma empresa por 30 anos de exploração de água e saneamento básico no município, não consegui até agora reverter esse quadro, estou buscando a melhor solução. Eu tenho que agora fazer todos os procedimento que a lei me faculta, me permite.
Justificou Angelo.
QUESTÕES FINANCEIRAS
Contudo, o que parece travar uma ação mais enérgica do prefeito é o medo de implicações financeiras impactantes. Por isso, ele revelou que se pudesse, faria um empréstimo para custear o saneamento da cidade, porém já se encontra comprometido com dívidas do governo anterior. Na entrevista, ele criticou duramente o Projeto de Lei Ordinária 223/2020, que autorizou o Poder Executivo a realizar um empréstimo no valor de R$45 milhões para asfaltamento de vias.
Eu não vou fazer nada que represente um prejuízo tremendo para o município, um ônus enorme. O município não terá como arcar com essa receita. Eu não posso tirar um empréstimo, se eu pudesse tinha tirado um empréstimo de 45 milhões. Mas eu já encontrei um empréstimo de 45 milhões para asfaltamentos que não resultaram em nada que justificasse esse ônus tão grande pro município, porque não trouxe tanto desenvolvimento assim, foram mais pequenos asfaltamentos para agradar pessoa do que obras estruturantes. Então nós já pagamos mais de 1 milhão por mês de empréstimo
Afirmou o prefeito de Ouro Preto.
+Deputado solicita audiência pública na ALMG para discutir situação da Saneouro em Ouro Preto
Por fim, ele afirma que a sua prefeitura está buscando dar apoio a famílias que estão com as contas atrasadas.
Nós temos pressa, e quem tem dificuldade com o pagamento tá fazendo economia, tá indo ao PROCON, o PROCON está ajudando todo mundo. Nós estamos dando todo o apoio à população. Ainda não encontramos a solução efetiva, ela está sendo construída, espero que em breve tenhamos algo que vai atender a expectativa geral do município.
Finalizou Angelo Oswaldo em entrevista à Rádio Real.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] +“Não posso fazer um gesto espetacular”, afirma Angelo Oswaldo sobre retirada da Saneouro de Our… […]