O antigo prédio do Fórum da Comarca de Ouro Preto está prestes a ganhar uma nova finalidade como sede da Secretaria Municipal de Educação. O pedido para essa mudança foi oficialmente encaminhado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pelo Prefeito Ângelo Oswaldo. Em entrevista para o repórter Antônio Isidoro, o chefe do executivo destacou que iniciativa conta com o respaldo do presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que assumiu temporariamente o governo do estado entre os dias primeiro e sete de novembro.
Durante esse período, em que o governador Romeu Zema, o vice Mateus Simões, e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite, estavam fora do país, o presidente do TJMG assinou um Decreto Estadual declarando o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação. O prédio, que abrigou o tribunal da relação de Ouro Preto, segunda instância em Minas Gerais desde 1874, será destinado à instalação do Museu do Judiciário do Estado de Minas Gerais.
- Leia também:
- Prefeito fala sobre interdição em Santa Rita Durão e Vale emite nota
- ‘Sonho centenário’, pavimentação da Estrada da Purificação será entregue nesta sexta (17)
A antiga sede do Fórum da Comarca, localizada na Praça Reinaldo Alves de Brito, estava sendo preparada para se tornar um hotel, de propriedade de Reinaldo do Posto das Lajes. No entanto, agora, o casarão da Rua Direita passará por uma nova transformação, abrigando o museu que destacará a história do Judiciário em Minas Gerais.
O prefeito Ângelo Oswaldo, que já solicitou o prédio da Praça Reinaldo de Brito para a Secretaria Municipal de Educação, participou da solenidade de assinatura do Decreto em Belo Horizonte. O presidente do Tribunal, Desembargador José Arthur, durante seu exercício no governo do estado, marcou sua passagem pelo executivo com a desapropriação do prédio histórico em homenagem ao Sesquicentenário da criação do Tribunal de Justiça.
A previsão é que, em fevereiro de 2024, seja realizada uma sessão comemorativa da instalação do tribunal no prédio original, marcando o Centenário do SESC. Com essa iniciativa, o Memorial na antiga sede do Fórum, no Lago dos Contos, será desativado, concentrando os esforços em um novo projeto museológico que destacará a história da Justiça em Minas Gerais desde a Rua Direita.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.