Ontem, Minas Gerais comemorou 304 anos e o Cruzeiro, dos grandes times do estado, homenageou o estado com a imagem de uma das joias mineiras: a linda Ouro Preto. Em sua postagem oficial nas redes sociais, o Azul de Minas exibe a Igreja Nossa Senhora da Conceição com uma bandeira do clube hasteada.
A postagem trazia a mensagem: “Nos gramados de Minas Gerais construímos a nossa história e hoje, nosso estado completa 304 anos de páginas imortais! Parabéns, Minas Gerais! De leste a oeste, de norte a sul, Minas Gerais veste azul!”
Leia também:
- Bloco Zé Pereira traz pitada de Carnaval para o Natal de Ouro Preto
- Polícia prende suspeito de envolvimento em triplo homicídio em Ouro Preto; saiba mais sobre o caso
A importância de Ouro Preto na criação de Minas Gerais
Mas você sabe porque se comemora o aniversário do Estado no dia 2 de dezembro? Isso ocorre porque neste dia, em 1720, foi criada a Capitania de Minas do Ouro, em 1720, quando foi desmembrada da Capitania de São Paulo.
Ouro Preto, originalmente chamada de Vila Rica, já era um centro urbano consolidado desde 1711, e estudiosos acreditam que a cidade desempenhou um papel crucial na separação. Essa decisão foi diretamente influenciada pela Revolta de Vila Rica, ocorrida no mesmo ano, quando mineradores locais se rebelaram contra a cobrança abusiva de impostos pela Coroa Portuguesa. A revolta destacou a força econômica e política da região, tornando Ouro Preto um símbolo de resistência e desenvolvimento, e culminando na criação de uma nova capitania para atender melhor aos interesses locais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.