Ontem (29), o alarme da Barragem CDS-II, da AngloGold, disparou indevidamente, assustando os moradores de Brumal, distrito de Santa Bárbara. As imagens das famílias saindo de suas casas chorando e desesperadas ganharam as redes sociais. Por conta disso, o Ministério Público de Minas Gerais instaurou um inquérito para apurar o caso. Segundo decisão da justiça, a mineradora pode ser multada em até R$ 500 mil em cada caso de disparo por engano, sem aviso de testes.
A população das Zonas de Autosalvamento que circudam a área da barragem convivem com o medo do rompimento há algum tempo. Por conta disso, o próprio MPMG já ajuizou uma ação que pede medidas que mitiguem ou reparem os impactos e danos causados pela situação atual de reiterada violação de direitos humanos e fundamentais e do bem-estar das comunidades.
Leia também:
Em nota, o MPMG esclareceu que havia ajuizado uma ação judicial no início deste mês, processo nº 5002865-64.2024.8.13.0572, solicitando, buscando que a empresa se responsabilize sobre os danos causados por eventos críticos e recorrentes, como acionamentos indevidos de alarmes de segurança. No processo, o Ministério Público exige que a mineradora AngloGold providencie moradia digna e segura para os residentes das áreas onde o autossalvamento é inviável. Também é solicitado que a empresa financie estudos e análises de saúde da população impactada, para monitorar e atender necessidades em saúde pública decorrentes dos impactos da atividade mineradora.
Em resposta, a AngloGold emitiu um comunicado lamentando o acionamento indevido do sistema e pediu desculpas aos moradores da região. A empresa informou que está em contato com lideranças comunitárias e autoridades para investigar as causas do erro, e garantiu que as barragens estão em situação segura e estável. A mineradora também disponibilizou o canal de atendimento 0800 72 71 500 para atender a dúvidas da comunidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.