A eleição da nova mesa diretora da Câmara de Ouro Preto será nesta quarta-feira (14), às 17h. Um dos candidatos à presidência da Casa legislativa, Vantuir (PSDB), conversou com o repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, e falou sobre sua motivação de disputar o pleito para a cadeira de presidente do poder Legislativo de 2023 a 2024.
“Colocamos o nome, porque entendemos que já é o meu segundo mandato, é a quarta eleição que acompanho e voto. É uma candidatura natural, vamos tentar conquistar os votos. Eu tenho até às 17h para tentar conquistar os votos e ser eleito. Tem as discussões, estamos trabalhando e conversando. O nosso nome está à disposição, espero conquistar os votos dos colegas. Tem outros nomes bons na disputa, Zé do Binga, Matheus e Júlio Gori, que não me procurou. Matheus e Zé do Binga têm conversado comigo. Temos conversado sobre a presidência, mas o meu nome está aí firme e estou tentando conquistar os votos com meus nove colegas. Estamos à disposição, trabalhando para tentar conquistar os votos, porque voto não é imposto, na briga ou na discussão. Tentamos no diálogo para conquistar os votos dos colegas para ser eleito”, declarou.
Dos quatro candidatos à presidência da Câmara de Ouro Preto, três são da base do governo: além de Vantuir, Matheus Pacheco (PV) e Zé do Binga (PV). Apenas Júlio Gori (PSC) é o candidato da oposição. Porém, o vereador do PSDB não vê problema em haver três nomes que apoiam o prefeito Angelo Oswaldo (PV) disputando a cadeira de presidente da Casa Legislativa Municipal. Mas ele destacou sua lealdade a o chefe do poder Executivo.
“Eu vejo natural, todos têm o direito de serem candidatos. A gente não pode tirar o direito das pessoas de serem candidatos. Matheus, Zé do Binga e eu achamos que deveríamos. Talvez eu seja mais base do governo do que muitos que até ganharam junto com ele. A minha postura na Câmara, desde que sou base, foi uma só, não mudo. No dia que eu mudar, será de uma vez, não jogo com o governo, sou leal a ele até hoje. Que o melhor nome vença. Não há desavença entre nós, não vejo problema nenhum nas três candidaturas. O nome que tiver mais voto, será eleito e será respeitado pela base do governo e pelo prefeito, que acredito que não se impõe ao nossos nomes”, afirmou.
Confira a lista completa dos candidatos:
Presidente
- Matheus Pacheco (PV)
- Zé do Binga (PV)
- Vantuir (PSDB)
- Júlio Gori (PSC)
Vice-presidente
- Luiz Gonzaga (PL)
- Renato Zoroastro (MDB)
Primeiro Secretário
- Alex Brito (Cidadania)
- Naércio Ferreira (Republicanos)
Segundo Secretário
- Lilian França (PDT)
- Wanderley Kuruzu (PT)
A eleição será na quarta-feira, às 17h, no Plenário, com transmissão ao vivo da Casa Legislativa Municipal pelo Facebook e no Youtube.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.