O distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e Cachoeira do Campo, em Ouro Preto receberão o registro de suas duas primeiras Indicações Geográficas (IGs). Eles serão reconhecidos graças a produção de geleia de pimenta biquinho e a jabuticaba e os seus derivados, respectivamente.
Hoje (12) em Ouro Preto, o movimento IGMG, estratégia de diversificação econômica, será apresentado em um encontro que promete uma experiência sensorial com degustações dos produtos selecionados, homenagens aos produtores e envolvidos.
Leia também:
O movimento IGMG surge como resposta aos desafios enfrentados por municípios mineradores que buscam diversificar suas economias, ao transformar saberes e fazeres locais em ativos estratégicos e agentes de impulsionamento da atividade empreendedora e das economias portadoras de futuro.
No Brasil, existem 129 IGs registradas, sendo 24 em Minas Gerais. Por meio do Fórum Regional de Diversificação Econômica de Minas Gerais, foram identificados outros 23 produtos passíveis de reconhecimento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O movimento conta com o apoio da Samarco Mineração.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Bento Rodrigues e Cachoeira do Campo recebem registro de IGs […]