A duplicação do trecho mais crítico da BR-040, entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete, deve ser concluída até 2028, segundo informações da EPR Via Mineira em audiência pública promovida pela Câmara de Lafaiete na última quinta-feira (4). O diretor da concessionária, Luciano Louzane, explicou que o contrato prevê a entrega do trecho duplicado no quarto ano da concessão. Ao final do sétimo ano, toda a extensão sob gestão da empresa, de mais de 230 quilômetros, deverá estar duplicada.
Além da duplicação, a concessionária solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorização para antecipar outras intervenções, como a construção definitiva do trevo de Moeda e melhorias na chamada curva da Celinha, pontos com alto índice de acidentes. Louzane destacou que serão investidos cerca de R$ 8 bilhões ao longo de sete anos, sendo R$ 5 bilhões nos primeiros cinco. O pacote inclui ainda rede 4G, câmeras de monitoramento e balanças para aferição de peso de caminhões.
No trecho que corta Conselheiro Lafaiete, foram identificadas 207 edificações dentro da faixa de domínio da União, que varia de 25 a 40 metros a partir do eixo central da pista. Desse total, 102 imóveis não oferecem risco direto ao tráfego e a EPR já solicitou à ANTT um estudo de readequação do projeto.
Outros 105 imóveis, entretanto, poderão ser desapropriados ou desocupados. A concessionária informou que, nos casos em que os proprietários apresentarem documentação, haverá indenização a preço de mercado, definida por estudo individual. Para famílias sem documentos, será realizado um diagnóstico socioeconômico, com a promessa de uma desocupação humanizada e reassentamento em condições equivalentes.
Atendendo a uma sugestão dos vereadores, a EPR fará plantões em bairros como Barreira, Gagé e Paulo VI para esclarecer dúvidas de moradores e comerciantes sobre as notificações e possíveis desapropriações.
Leia também:
- Estudante da UFOP morre após acidente na BR-381
- Ônibus Vegas Night Club divide opiniões e pode ser proibido em Ouro Branco
Notificações em imóveis religiosos
A concessionária também intensificou a fiscalização sobre a ocupação da faixa de domínio. Nos últimos dias, o Santuário da Luz, no bairro Areal, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Gagé, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Luz, foram notificados. A Arquidiocese de Mariana informou que os imóveis estão com documentação regular e que não houve invasão da área da União.
Durante a audiência, vereadores ressaltaram a importância da presença da empresa para esclarecer as etapas do projeto. “Isso nos dá segurança para o diálogo. Acreditamos que ninguém ficará desassistido”, afirmou a vereadora Cida Toledo (PRD).
Com a duplicação, a expectativa da concessionária é que o trecho não apenas reduza os altos índices de acidentes, mas também atraia novos empreendimentos e fortaleça o turismo na região.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Lafaiete pode ter mais de 100 imóveis desapropriados para duplicação da BR-040 […]
[…] Lafaiete pode ter mais de 100 imóveis desapropriados para duplicação da BR-040 […]