A situação da BR-356 em Ouro Preto foi tema de discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ontem (09). Uma audiência na Comissão o de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, promovida pelo deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) solicitada pela vereadora Lilian França (PP), debateu a realidade perigosa do trecho e discutiu melhorias, apresentadas pelo Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Minas, Antônio Gabriel dos Santos.
O trecho conhecido como Rodovia dos Inconfidentes tem sido foco de acidentes graves há anos, sendo considerado extremamente perigoso, especialmente nos acessos às cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana. De acordo com dados apresentados pela Polícia Rodoviária Federal durante a audiência, em 2023, os acidentes na rodovia resultaram em 178 vítimas, das quais 35 fatais.
Por conta disso, diversos vereadores de Ouro Preto e representantes de moradores reivindicaram essas melhorias. “Nós somos uma cidade turística, a gente recebe esse público esse público não está preparado para esse tipo de rodovia que nós temos hoje para oferecer”, disse Lilian França para a TV Assembleia. Entre as cobranças apresentadas pelos representantes da cidade, consta a necessidade de uma sinalização adequada nos acessos, bem como a introdução de redutores de velocidade e obras estruturais no asfalto, muito desgastado pelo tráfego constante de carretas.
DNIT oferece perspectivas de melhora para a BR-356 em Ouro Preto
Sendo uma rodovia federal, a responsabilidade pelas melhorias da BR-356 recai integralmente sobre o Ministério dos Transportes, liderado pelo ministro Renan Filho, que detém a autoridade para autorizar projetos estruturais promovidos pelo DNIT. No entanto, o superintendente estadual do órgão, Antônio Gabriel dos Santos, trouxe boas notícias para a população de Ouro Preto e região sobre os planos de intervenção na rodovia.
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De acordo com ele, existem projetos de melhorias nos acessos em Amarantina e Cachoeira de Campo . Antônio destacou que os documentos estão sendo ajustados pelas prefeituras antes de avançar para execução.
Além disso, o Dnit possui um novo contrato que prevê melhorias na pista, drenagem, limpeza e roçada. Outro, a ser assinado este mês, abrange melhorias na sinalização vertical e horizontal.
“Até o final do primeiro semestre do ano que vem esperamos que a BR já esteja com nova cara”, acenou. Por outro lado, ele lembrou que ainda existem trechos da BR-356 fechados por segurança e com desvios, até que haja o descomissionamento total de barragens da Vale. A empresa mantém trechos alternativos ainda no sistema siga-pare, causando longas retenções”, disse na audiência.
Nesse sentido, representantes do município de Ouro Preto também reclamaram do projeto de duplicação da BR-356, cujo teve a abertura da consulta pública no final do mês passado. O procurador do Município de Ouro Preto, Hélio Augusto Teixeira Silva, defendeu ideia de duplicar, mas criticou o uso de recursos do Acordo de Mariana, relacionado ao rompimento da barragem de Fundão, para financiar a obra. Ele argumentou que isso beneficiaria a mineração, responsável pelo desastre, enquanto socializaria o custo do pedágio.
Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.