A rodovia que liga a cidade de Mariana a Belo Horizonte, a BR-356, tem sido alvo de críticas dos moradores devido ao alto número de carretas de minério que transitam pela via, resultando em um aumento de acidentes e diminuição da segurança e velocidade do tráfego. Na 13ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na manhã desta sexta-feira (28), os vereadores da cidade discutiram esse tópico.
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O assunto foi levantado pelo parlamentar Juliano Duarte (Cidadania), que propôs um requerimento para a instituição de placas que sinalizem a presença de ciclistas nas vias. A partir desta discussão, outros vereadores utilizaram a palavra no plenário para questionar as mineradoras que atuam na região de Primaz de Minas, sendo que a empresa mais citada foi a Cedro, que é a mais recentemente instalada no município.
Os vereadores mais incisivos na reclamação foram Fernando Sampaio (PSB), Ronaldo Bento (PSB) e o próprio Juliano. Sampaio solicitou uma nova análise do impacto viário das empresas em Mariana.
“Eu já pedi a prefeitura para enviar o impacto viário sobre os caminhões da Cedro. Eu acho que foi mal feito. Primeiro porque em uma reunião em BH, quem estava presente lembra, que a Cedro não sabia para onde o minério ia. Se não sabia para onde o minério ia, como foi feito o impacto viário? E nós temos hoje quantas carretas dentro da cidade? Quem vai a BH hoje sabe a quantidade de carretas e tem outra coisa: elas andam uma atrás da outra, em comboio. As vezes você não consegue fazer nada, como você vai passar quatro ou cinco carretas de uma vez? Praticamente impossível daqui até Belo Horizonte. Então acho que nós temos que rever esse impacto viário”, afirmou o presidente da Câmara em plenário.
O vereador Juliano Duarte, além de apresentar a instituição de placas sinalizando os ciclitas, também sugeriu algumas outras ações que o poder público pode implantar para minimizar os riscos da população que depende da BR-356.
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“Olha, seria interessante e isso foi discutido também na reunião da câmara, que fosse ajustado o horário de circulação dessas carretas. É preciso que fosse fora de horários de pico para não travar. Como vem acontecendo e o trânsito acaba sendo travado e o motorista acaba sendo imprudente, provocando alguma alguma ultrapassagem regular e a gente sabe que é imprudência no volante leva a acidentes. Você pode levar acidentes fatais. Então uma solução seria horários alternativos para que essas carretas possam rodar e também orientação para os prestadores de serviço das mineradoras em relação a ver onde o ciclista está, sinaliza, dar seta e reduzir a velocidade, e com isso fazer uma ultrapassagem com segurança” disse Juliano Duarte ao Galilé.
ALÉM DE MARIANA: MUNIÍCIPIOS SE REÚNEM PARA APRESENTAR SOLUÇÕES PARA ACIDENTES NA BR-356 E BR-040
Os municípios membros da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) anunciaram recentemente a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a BR-040. . Participaram da reunião inagugural José Fernando Aparecido de Oliveira; além dos prefeitos de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza; de Itabirito, Orlando Caldeira; de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira; de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares; e de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.