A Câmara Municipal de Itabirito sancionou a Lei nº 4.510, que autoriza o Poder Executivo de Itabirito a instalar bebedouros destinados a animais domésticos e a cães e gatos em situação de rua em espaços públicos do município. A iniciativa é de autoria do vereador Ezio Pimenta (Solidariedade) e tem como foco a promoção do bem-estar animal e a proteção ambiental.
O vereador destacou que a lei não cria obrigações administrativas nem impõe a execução imediata da medida, preservando a autonomia do Poder Executivo.
Leia também:
De acordo com o texto da lei, a decisão sobre a instalação dos bebedouros, incluindo quantidade, locais, manutenção e especificações técnicas, ficará condicionada à análise de conveniência, oportunidade e capacidade administrativa do Executivo, respeitando o planejamento interno da gestão municipal.
Além disso, a lei autoriza, de forma opcional, a celebração de parcerias com organizações da sociedade civil, protetores independentes, empresas privadas ou cidadãos interessados, seja para doação, implantação ou manutenção dos bebedouros, sem gerar despesas compulsórias ao município.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
