A Câmara Municipal de Itabirito sancionou a Lei nº 4493, que dispõe sobre diretrizes para a promoção da cidadania, da preservação e do respeito ao patrimônio público municipal no âmbito das escolas da rede pública de ensino do município.
A iniciativa é da vereadora Rose da Saúde (PSB), e segundo ela “ao envolver os estudantes nesse processo, o município contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. A responsabilização prevista não tem caráter punitivo, mas educativo e preventivo”.
Leia também:
De acordo com o divulgado, a lei institui diretrizes voltadas a estimular, entre os estudantes da rede pública municipal, o senso de pertencimento, o respeito aos bens coletivos e a corresponsabilidade social. As ações educativas deverão priorizar o caráter pedagógico e formativo, promover a integração entre escola, família e comunidade, incentivar o respeito mútuo e valorizar os espaços públicos como instrumentos de cidadania.
Com a nova legislação, a Prefeitura Municipal poderá desenvolver programas, campanhas e projetos educativos para conscientizar os estudantes sobre o uso adequado do patrimônio público, fortalecer o sentimento de responsabilidade coletiva e estimular a cooperação entre escolas, famílias e órgãos públicos.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Câmara de Itabirito sanciona lei de preservação de escolas […]