Ontem (24), Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Câmara de Vereadores de Mariana apresentou os dois intérpretes que traduzirão as reuniões na casa de leis. As transmissões acontecem pelo Facebook e Youtube. A cerimônia de apresentação contou com a presença de membros do legislativo e da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana(ADEM).
Leia mais: Instabilidade política: “É impossível um projeto de longo prazo”, afirma secretário de Mariana
Os intérpretes credenciados são Jaqueline Ferreira Matias do Patrocínio e Livio Ramsés Ucran de Oliveira e estarão em todas as reuniões realizadas na Casa Legislativa. No plenário, a assistente social da ADEM, Maria Aparecida Tavares dos Santos destacou que a instituição já estabelece há anos uma luta para colocar a Câmara e a cidade na rota da acessibilidade.
Segundo o presidente da Câmara, Fernando Sampaio (PSB), a iniciativa é um marco na história da cidade. “Eu acho que foi um ganho muito grande para a Câmara, a gente poder atender um público também que não conseguia assistir à reuniões, que são os surdos. Eu acho que cada vez mais tem que tentar interagir com esse pessoal e trazer mais pessoal para dentro da Câmara. Eu acho que hoje a gente vai tentando, obviamente tem alguns ajustes como a primeira reunião foi transmitida, tem alguns ajustes a serem feitos ainda, mas eu acredito que nós vamos trazer o máximo de inclusão possível da casa”, disse Fernando ao Galilé.
Durante apresentação, Fernando ainda destacou que o prédio antigo da Câmara, que está processo de reforma, terá um elevador para que pessoas com deficiência motora e usuários de cadeiras de rodas possam acessar o prédio histórico da Casa Legislativa.
Entrevistada pela equipe de reportagem, a intérprete Jaqueline Ferreira Matias, que irá trabalhar nas reuniões da Câmara Municipal de Mariana, destacou a importância da iniciativa das libras para a inclusão social e a promoção da acessibilidade.
Leia mais: População: Mariana pode estar com mais de 90 mil habitantes
“O intérprete vai facilitar o entendimento das pessoas que tem a deficiência auditiva e ajudar ele a entender tudo o que acontece. Todos os projetos de lei que a câmara municipal estão apresentando. Então, tem como ele participar mais ativamente da sociedade. O que que acontece na cidade onde ele mora? Então é muito importante essa acessibilidade ao surdos”, ressaltou Jaqueline ao Galilé.
Os dois intérpretes de Libras se revezarão durante as reuniões, a cada 30 minutos eles trocaram de lugar. É um trabalho de equipe, pois o tradutor que não estiver a frente da câmera, estará ajudando com os sinais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Leia mais: Câmara de Mariana institui intérpretes de libras para reuniões […]