A Câmara Municipal de Mariana aprovou, na 33ª Reunião Ordinária, realizada na quinta-feira (9), o Requerimento nº 152/2025, de autoria do vereador Ronaldo Bento (PSDB), que solicita esclarecimentos à Samarco Mineração S.A. sobre a recontratação de demitidos após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
O documento pede que seja encaminhado convite à empresa, ao Sindicato Metabase de Mariana e aos trabalhadores interessados para uma reunião pública na Câmara. O objetivo é discutir o andamento das recontratações e verificar se os compromissos assumidos pela mineradora estão sendo cumpridos.
Leia também:
- Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas
- De Mariana para o mundo: Evy celebra nova fase na Austrália com musical ‘Rent’
De acordo com o texto, a Samarco havia firmado, à época, o compromisso de recontratar parte dos funcionários dispensados assim que suas atividades fossem retomadas. O requerimento solicita que sejam apresentadas informações atualizadas sobre o número de empregados já recontratados e se há moradores de Mariana contemplados nesse processo.
Segundo o vereador, é necessário dar transparência às informações e garantir que os compromissos assumidos com os trabalhadores sejam cumpridos. “Propusemos um requerimento para que a empresa seja convidada a participar da reunião junto com o sindicato, a fim de informar quantos colaboradores foram demitidos e quantos já foram recontratados”, afirmou.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
