Descobrimento ou invasão? Casa da Cultura Negra de Ouro Preto promove debate

Descobrimento ou invasão? Casa da Cultura Negra de Ouro Preto promove debate no Dia dos Povos Indígenas

No dia 22 de abril, dia do Descobrimento do Brasil, a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto convida a comunidade para uma reflexão necessária: a chegada dos portugueses ao território que os povos originários chamavam de Pindorama deve ser celebrada ou questionada? A programação especial do dia parte da provocação “Descobrimento ou invasão?” para valorizar o protagonismo indígena e resgatar memórias silenciadas pela história oficial.

O evento reúne representantes do povo Borum-Kren — indígenas da região do Alto Rio Doce, Alto Rio das Velhas e Alto Paraopeba —, além de convidados de outros povos e artistas em uma programação diversa e potente. Estão previstas:

  • Mesa de conversa temática, com lideranças indígenas e estudiosos;
  • Espetáculo artístico, com expressões culturais ancestrais;
  • Performance, refletindo os impactos da colonização e a resistência dos povos originários;
  • Exposição de artes, com obras que dialogam com o território, o corpo e a memória.

Leia também:

A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto, localizada na Rua Padre Faria, ao lado da Igreja de Santa Efigênia, é hoje um espaço de referência na valorização da cultura afro-brasileira e indígena. Em 2024, o espaço foi reconhecido nacionalmente ao receber, em Brasília, o Prêmio Rodrigo Melo Franco, na categoria Entidades da Administração Pública.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment