O espetáculo das Tradicionais Cavalhadas, realizado em Amarantina, distrito de Ouro Preto irá reviver, de forma teatral e folclórica, as guerras travadas no interior da Europa Medieval, com enredo baseado no livro Carlos Magno e “Os Doze Pares de França”. O evento será realizado nos dias 13 e 14 e de 19 a 22 de setembro,e traz Festival Gastronômico como a grande novidade desta edição.
A festividade, realizada há mais de 265 anos e listada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2011, terá como grande novidade nesta edição o Festival “Sabores de Amarantina”, no primeiro final de semana de festa, protagonizado por quitandeiras e cozinheiras locais.
O festival terá pratos como: ragu de costelinha com polenta e ora pro nobis, frango ao molho pardo, tropeiro com carne de panela, pudim de milho verde e canjiquinha vegana, que irão concorrer nas categorias de melhor prato tradicional, melhor prato vegano, melhor quitanda tradicional e melhor quitanda vegana com outros tradicionais pratos da culinária local.
Leia também:
As Cavalhadas são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.
Além do Festival “Sabores de Amarantina”, a programação do evento, que será divulgada em breve, conta com missas e outras ações de cunho religioso, passeata pela Paz, shows, apresentações de dança e teatro, programação cultural infantil e edições das Cavalhadas nas categorias mirim, adulto e feminino, reafirmando o papel comunitário e educativo da tradição.
Além disso, durante a festividade haverá registro de depoimentos e histórias vinculadas aos participantes, entre outras ações do Programa “Universidade da Cavalhada”, iniciativa criada em 2023 voltada para o fortalecimento da memória e dos saberes ligados a este importante patrimônio cultural de Ouro Preto.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Cavalhadas de Amarantina começam em setembro […]