“10 anos em 1”: Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo ‘intenso’

"10 anos em 1": Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo 'intenso'

Eram exatamente 10h38 da manhã quando fogos se fizeram ouvir em Mariana: Celso Cota (MDB) retorna para o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura. Isso acontece quase três anos após o resultado das urnas ter sido proferido. Afinal de contas, desta vez a vitória do emedebista se deu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o placar de 5 a 2. Em entrevista à Rádio Itatiaia minutos após o voto de Alexandre de Moraes, Cota prometeu um governo intenso neste ano que resta.

Leia mais: Celso Cota vence no TSE e deve ser empossado como prefeito de Mariana

Com a decisão proferida pelo TSE, a chapa de Cota com o atual secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Cristiano Vilas Boas (PT), toma posse do executivo da cidade. De acordo com o “novo velho” prefeito, a sua chegada ao gabinete deve acontecer no final da tarde desta sexta-feira (18).

A VOLTA DOS QUE JÁ FORAM

Nesta entrevista, Celso Cota, expressa sua satisfação após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a seu favor, encerrando um período de mais de 3 anos de incertezas também na Prefeitura de Mariana. Ele destaca que acredita na validade de sua candidatura e que essa crença foi embasada na justiça brasileira, agora reconhecida pelo TSE.

"10 anos em 1": Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo 'intenso'
Celso Cota e Cristiano Vilas Boas em campanha em 2020. Foto: Facebook Celso Cota

“Vou entrar com muita responsabilidade, sabendo que nós temos um desafio. O Ministro Alexandre, ele disse no voto dele, né, que dá a impressão de que temos que fazer 10 anos em um ano. Esse sentimento que temos, vamos trabalhar, vamos unir bem a cidade de Mariana. Vamos trabalhar bem, voltados para os interesses da nossa cidade, que sempre foi nossa proposta”

afirmou Celso Cota.

Cota menciona que o Ministro Alexandre de Moraes manifestou voto favorável à admissão de seu recurso, o que permite a imediata comunicação às instâncias mineiras e a realização de sua posse.

Vale destacar que Cota foi prefeito de Mariana por outras duas oportunidades. Entre 2001 a 2008 ele cumpriu dois mandatos de maneira completa. Contudo, em 2015, quando assumiu após ter ganhado o pleito de 2012, foi cassado por conta da “ficha limpa”.

O QUE MUDA?

Comemoração da vitória. Foto: Facebook Celso Cota

Quando questionado sobre futuros passos e mudanças, Cota ressalta a importância de um mandato promissor e realizador, buscando um time capaz de acompanhar o ritmo acelerado de seu governo. Ele aborda sua visão sobre a vida pública, a importância da simplicidade e clareza na justiça e na tomada de decisões.

“Eu só não assumi porque a própria Justiça não me deixou ou se não pensava nisso. E se é passado, é da decisão do TSE daqui para frente. E Porque a vida é um eterno aprendizado(…) Então, acho que todos nós que estamos na vida pública temos que amadurecer, temos que aprender, temos que rever. Eu procuro fazer isso muito na minha vida, para que eu possa ser melhor. É passado, vamos tocar pra frente. Acho que todo mundo aprende com os nossos atos e com a história que vivemos no dia a dia”

declarou Celso Cota.

Por fim, Cota menciona que chegará preparado para ter uma visão clara da situação e tomar as decisões necessárias. Além disso, ele enfatiza a importância de buscar a evolução da cidade e restaurar o papel que Mariana sempre teve na sociedade mineira e brasileira.

Leia mais: Mariana: acompanhe ao vivo o julgamento de Celso Cota

É buscar a evolução e colocar Mariana no estágio que ela sempre ocupou e deve estar ocupando, né? Pioneirismo em várias ações culturais. Eu acho que Mariana precisa retomar realmente o seu papel na sociedade mineira e brasileira”

finalizou Cota à Itatiaia.

“FIM DA MAIOR INJUSTIÇA DA HISTÓRIA DE MARIANA”, DIZ O VICE

Em suas redes sociais, o vice-prefeito da cidade, Cristiano Vilas Boas expressa um profundo sentimento de alívio e vitória após um período de luta e desafios. Ele afirma que uma das maiores injustiças da história de Mariana e a maior injustiça que eles pessoalmente enfrentaram finalmente chegaram ao fim. Ele se refere a dois homens eleitos pelo povo nas urnas, que viram grande parte de seu mandato ser retirada injustamente.

Leia na íntegra:

“Terminou hoje uma das maiores injustiças da História de Mariana e a maior injustiça que sofremos em nossas vidas. Dois homens eleitos nas urnas pelo povo, que tiveram quase todo o Mandato usurpado injustamente. Só nós sabemos os interesses poderosos que enfrentamos e só Deus sabe o que sofremos nesse período. Mas nunca deixamos de acreditar nos planos de Deus e lutamos até o fim por Justiça, pela Democracia e para que o voto do povo de Mariana fosse respeitado.

Essa primeira foto representa muito o que foram esses 2 anos e 8 meses de luta contra toda essa injustiça. Um apoiando o outro, buscando forças um no outro, em Deus e em nossas famílias para não desistir de lutar pelo nosso direito e pelo direito do nosso povo. Quando um não tinha mais forças e pensava em desistir, o outro segurava. Não soltamos a mão um do outro e nem do nosso grupo.

A fé em Deus e a certeza de estar lutando ao lado certo da História e pelo bem da nossa cidade nos moveram até aqui. Independente do que acontecesse, nos tornamos grandes amigos e levaremos essa amizade por toda vida. Está sendo uma grande honra caminhar ao seu lado, meu amigo Celso Cota! A verdade, a justiça e a democracia venceram, mais uma vez! 🙏🏻

“Os poderosos podem matar uma, duas, ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera.” (Lula)

“Quem estará nas trincheiras ao teu lado?

– E isso importa?

– Mais do que a própria guerra”

DE FILHO PARA PAI

Thiago Cota(PDT), deputado estadual e filho de Celso, também parabenizou o prefeito de Mariana pela vitória na corte superior eleitoral. Em seu instagram, ele afirma que o prefeito legítimo da cidade finalmente assumirá o cargo para o qual foi eleito pelos marianenses. O filho reconhece a competência de seu pai como gestor, sua empatia com os cidadãos locais e sua determinação em governar visando o benefício de todos.

Thiago Cota enfatiza que acredita que essas qualidades do pai serão mais do que suficientes para impulsionar o desenvolvimento da cidade de Mariana.

Leia na íntegra:

“Após quase três anos, o prefeito legítimo de Mariana irá assumir a cadeira que os marianenses o concedeu. Pai, sei que a sua competência como gestor, a sua empatia com a nossa gente e a sua vontade de governar em benefício de todos serão suficientes para que a nossa cidade se desenvolva.

Mariana, agora, está nas melhores mãos: conte com o meu trabalho, para somar ao seu. Parabéns, meu prefeito!”

ENTENDA A DECISÃO DO TSE

Por maioria de votos (5 a 2), a Corte acolheu os recursos do candidato, revertendo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que o considerava inelegível. Com a decisão, os votos a favor de Cota foram contabilizados, e a diplomação e posse dos eleitos foram ordenadas. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Nunes Marques votaram contra a candidatura. O julgamento teve enfoque na regularidade da filiação partidária e na elegibilidade de Cota, que gozava de direitos políticos no dia da eleição devido à suspensão anterior. O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que Cota era elegível durante o primeiro turno das eleições municipais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to ““10 anos em 1”: Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo ‘intenso’”

  1. […] "10 anos em 1": Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo 'i… […]

  2. […] "10 anos em 1": Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo 'i… […]

  3. […] "10 anos em 1": Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo 'i… […]

  4. […] Leia também: “10 anos em 1”: Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo ‘intenso’ […]

Leave a Comment