Na última quarta-feira(24), a Fundação Aleijadinho celebrou a inauguração de um novo Centro Educacional voltado para o curso de formação de cuidador de idosos em Ouro Preto. O evento contou com a presença destacada do vereador Renato Zoroastro (PSB), que em entrevista para o repórter Antônio Isidoro da Real FM, enfatizou a relevância desse marco para a comunidade local.
O propósito principal do Centro Educacional é atender à crescente demanda por profissionais capacitados para prestar assistência aos idosos na cidade. O curso, estabelecido em parceria com o programa “Trilhas de Futuro” do governo de Minas Gerais, oferece acesso a uma capacitação gratuita, além de receberem uma ajuda de custo diária de R$ 20. Gratuito, o curso disponibiliza turmas tanto no período da tarde quanto da noite, atraindo cerca de 40 participantes. Os estágios práticos serão conduzidos na Unimed e na Santa Casa, consolidando a formação teórica com experiência prática.
Em entrevista recente ao Galilé, o presidente da fundação, Márcio Fernandes Guimarães, destaca que essa iniciativa atende a uma demanda da comunidade e é parte de um conjunto de ações para promover o emprego e a renda na região, incluindo cursos livres a partir de janeiro de 2024.
Leia também:
- Vereador pede a implantação de centro de hemodiálise em Ouro Preto
- ALMG reconhece garimpo tradicional de Antônio Pereira como patrimônio histórico
O vereador Zoroastro ressaltou a importância de políticas públicas direcionadas aos idosos e se comprometeu a buscar recursos e iniciativas que atendam às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social, “Sabemos que a população idosa vem aumentando gradativamente ao longo dos anos e que há pessoas que estão acamadas ou que necessitam de cuidados e não têm um profissional formado para atendê-las”, disse.
Além disso, enfatizou a importância de espaços como o Centro de Convivência em Mariana e incentivou iniciativas que promovam o bem-estar e a inclusão dos idosos na comunidade de Ouro Preto, “é extremamente importante que Ouro Preto como um todo pense em políticas públicas para os idosos. Então, esta iniciativa de criação do curso técnico por parte da fundação é crucial, mas precisamos pensar em outras políticas públicas também”, finalizou Zoroastro ao repórter Isidoro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Fundação Aleijadinho inaugura Centro Educacional para curso de Cuidador de Idosos […]
[…] Fundação Aleijadinho inaugura Centro Educacional para curso de Cuidador de Idosos […]