Em frente à Capela de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, o momento do nascimento de Jesus Cristo é homenageado com um presépio de esculturas feitas por moradores da comunidade. Com o intuito de valorizar o verdadeiro ‘dono’ do mês de dezembro, um grupo de artistas e fiéis confeccionaram a sagrada família e outras decorações, trazendo beleza e fé para a localidade.
As decorações estão exibidas desde o último dia 30. O jornal Geraes conversou com um dos representantes do grupo responsável pela criação da obra. Ele preferiu manter o anonimato, explicando que todos os envolvidos na construção do presépio decidiram, em conjunto, que ninguém receberia crédito individual pela iniciativa, valorizando o trabalho coletivo.
De acordo com ele, o presépio nasceu de uma crítica. Dentro da paróquia, existia o pensamento de que neste mês, não se valoriza exatamente quem deveria ganhar todas as homenagens, com o viés comercial que a data ganhou. Por conta disso, a comunidade decidiu recriar o momento mais sublime da história da religião cristã.
Leia também:
- Casarão do Vira Saia será restaurado e transformado em Centro Cultural em Ouro Preto
- Restaurante de Ouro Preto é eleito o melhor do interior de Minas Gerais
“Hoje as pessoas têm vergonha de falar de Deus. A ideia do presépio foi resgatar isso e lembrar que o verdadeiro motivo do Natal é Jesus Cristo,” disse um dos representantes do grupo.
No Presépio de Cachoeira do Campo, até o Papai Noel reverencia Jesus
E para ratificar ainda mais essa centralidade do ritual católico, todos os símbolos foram dispostos de tal maneira que destaca o valor de Maria, José e o menino Jesus de Nazaré.
Um Papai Noel foi incluído na cena, mas de uma forma inusitada: ajoelhado e com as mãos postas, em reverência à sagrada família. “Queríamos mostrar que até o Papai Noel deve fazer referência a Jesus Cristo. É uma mensagem para reflexão,” acrescentou o porta-voz do grupo.
Outro detalhe que impressiona é a simbologia das estrelas e do anjo que paira sobre a cena. Conectados por cabos de aço, os elementos sugerem o caminho da luz divina até o momento do nascimento de Cristo.
As esculturas foram produzidas durante os momentos livres dos participantes, o que reforça o compromisso e a dedicação da comunidade. “O maior investimento que podemos fazer é o nosso tempo. Foi isso que doamos para criar algo que inspira as pessoas,” destacou o idealizador.
O presépio estará disponível para visitação ao longo de dezembro, em frente à Capela de Nossa Senhora de Nazaré. A comunidade convida todos a conhecer a obra e refletir sobre a mensagem central do Natal.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.