Fica aberto até o dia 6 de janeiro de 2025 a exposição do 52o Concurso Nacional de Presépios na Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. O público poderá visitar e votar em seu presépio favorito, presencialmente, por meio de cédulas de voto em urna, e também online, através de formulário eletrônico.
A Comissão Técnica já selecionou, entre os 20 presépios inscritos, o nº 18, intitulado “Eu sou o caminho, a verdade e a Vida”, de autoria de Ane Souz, com técnica fotografia – dupla exposição.
“Estou imensamente feliz e honrada pela minha obra ter sido escolhida pelo júri técnico como a vencedora da edição desse ano. Foi uma grande surpresa para mim! Desde a edição do ano passado estava trabalhando meu processo criativo para participar, representando o nascimento de Cristo, através da fotografia usando a técnica de dupla exposição. Parabenizo a todos os artistas que estão participando, as obras são lindas”, comemora Ane Souz.
O vencedor do Júri Popular será anunciado no dia 7, através do site e do Instagram da FAOP. Vale lembrar que o prêmio para cada uma das categorias é no valor de R$ 3.500,00. O Concurso é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Leia também:
- Em desfile memorável, mais de 5 mil pessoas participam de cortejo do Natal de Ouro Preto
- Agência reguladora da Saneouro com 30 vagas de até R$ 10 mil
Exposição do acervo de vencedores do Concurso Nacional de Presépios da FAOP
Está em exposição os presépios vencedores do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) na Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário. A mostra reúne mais de 70 obras do acerto da FAOP no segundo piso da Galeria, distribuídos por duas salas. A obra mais antiga do acervo, com aproximadamente 50 anos, foi criada por Artur Pereira, de Cachoeira do Brumado.
A tradição dos presépios e do Concurso Nacional de Presépios valoriza a cultura mineira, que é marcada pela religiosidade e pelo artesanato versátil. A exposição oferece diversas leituras e releituras do momento religioso, reunindo múltiplas formas de interpretá-lo. As obras também refletem a percepção cultural do momento em que foram feitas, utilizando materiais orgânicos regionais como barro, madeira e pedra-sabão, além de têxteis e metais, explorando diversas linguagens e técnicas.
Esta não é a primeira vez que o acervo é exibido. No ano passado, os presépios integraram a grande exposição em homenagem aos 55 anos da FAOP, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. Para a FAOP, a curadoria e a promoção deste acervo é mais uma forma de ampliar seu relacionamento com a comunidade, a cultura e a arte.
Serviço
Exposição: “Presépios: Tradição Viva, Leituras e Releituras” Acervo de presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP)
Local: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP
Galeria de Arte Nello Nuno – 2o piso
Rua Getúlio Vargas, no 185, Rosário, Ouro Preto, Minas Gerais
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira: 9h às 12h e 13h às 18h
Sábado: 9h às 11h
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.